SóProvas


ID
5122054
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Cristinápolis - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com Dias (2010), recursos materiais são elementos físicos empregados por uma organização, os quais existem para que se produza um bem final, que pode ser um bem processado ou um serviço. Sua natureza é de material não permanente. Normalmente é armazenado em estoques. Assinale a alternativa que apresenta o conceito adequado sobre administração de materiais.

Alternativas
Comentários
  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobe o conceito correto de administração de materiais. Vejamos qual das alternativas está correta, tendo Marco Aurélio Dias como referência.

    A - incorreta. É um sistema integrado que garante o suprimento da organização em tempo certo, na quantidade solicitada, na qualidade requerida pelo solicitante e pelo menor custo.

    B - correta.  A administração de materiais visa colocar os materiais necessários na quantidade certa, no local certo e no tempo certo, à disposição dos órgãos que compõem o processo produtivo da empresa.

    O objetivo mor da área é maximizar o uso dos recursos da organização, ou em outras palavras, evitar o desperdício dos recursos materiais.

    C - incorreta. Tem por objetivo a utilização dos fluxos de recursos da empresa no tempo certo, em um nível de serviços requerido pelos departamentos requisitantes, caberá ao fornecedor entregar com a qualidade solicitada.

    D - incorreta. Tem por objetivo organizar os materiais através da utilização do sistema Just in Time, que significa estoques mínimos, cuja finalidade é minimizar os riscos de excesso de matéria-prima.

    E - incorreta. O equívoco desta alternativa reside em afirmar que a administração de materiais visa reduzir os estoques ao máximo, mesmo que possa gerar riscos de desabastecimento de materiais. Na verdade, a administração de materiais deve cuidar para que a organização não enfrente problemas de abastecimento, nem demais, nem de menos. Ao passo que o excesso de materiais estocados pode gerar mais custos operacionais, a falta de mercadorias pode comprometer o funcionamento do processo produtivo ou de outras atividades na organização.

    Após analisarmos as alternativas, podemos concluir que a letra "B" é a correta.

    GABARITO: B

  • Letra B (Para não assinantes)

    Chiavenato apresenta um conceito com praticamente as mesmas palavras.

  • A) É um sistema integrado que garante o suprimento da organização em tempo (aleatório) CERTO/OPORTUNO, na quantidade (máxima) CERTA/OPORTUNA, na qualidade requerida pelo fornecedor e pelo menor custo.

  • Gabarito B

    A. É um sistema integrado que garante o suprimento da organização em tempo aleatório, na quantidade máxima, na qualidade requerida pelo fornecedor e pelo menor custo. → Em tempo certo, na quantidade solicitada, na qualidade requerida pelo solicitante.

    C. Tem por objetivo a aleatoriedade da utilização dos fluxos de recursos da empresa em um nível de serviços requerido pelos fornecedores. → É em tempo certo e é requerido pelos departamentos requisitantes cabendo o fornecedor entregar com a qualidade requerida pelo solicitante.

    D. Tem por objetivo organizar os materiais através da utilização do sistema Just in Time, que significa estoques altos, cuja finalidade é minimizar os riscos de ruptura no suprimento de matéria-prima.

    → Justin in time disponibiliza o material ou produto no momento em que for necessário, ou seja, produz bens e serviços no exato momento em que são necessários a fim de minimizar custos, retrabalho e otimizar processos.

    → Ruptura de estoque é quando o material chega a zero após consumido todo o estoque de segurança (estoque mínimo), ou seja, falta de determinado produto para a venda.

    E. Visa reduzir os estoques ao máximo, mesmo que possa gerar riscos de desabastecimento de materiais, já que o objetivo é a redução de custos de estocagem. → A administração deve evitar problemas de abastecimento, mas não em excesso, como a alternativa disse.