SóProvas


ID
5122159
Banca
Asconprev
Órgão
Prefeitura de Moreilândia - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do esquema de vacinação da raiva humana pós-exposição, marque a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Profilaxia Pós-Exposição

    Vacina Inativada

    Deverá ser feito em 4 doses;

    Dias de aplicação: Dia 0 – dia 3 – dia 7 – dia 14;

    Via de administração intramuscular profunda utilizando dose completa, no músculo deltoide ou vasto lateral da coxa. Não aplicar no glúteo.

    Soro Antirrábico

    Como é feito:

    O Soro antirrábico (SAR) ou Imunoglobulina Humana Antirrábica (IGHAR) é feito de imunoglobulinas específicas contra o vírus da raiva e confere imunidade passiva transitória.

    Ela é obtida através da filtração do plasma (sangue) de doadores selecionados (pessoas submetidas recentemente à imunização ativa contra raiva) com altos títulos de anticorpos específicos. A duração dos anticorpos (proteção) dada pelo soro no sangue é de aproximadamente 21 dias.

     Como o soro é administrado:

    A aplicação do soro é feita em dose única;

    Deve ser feita ANTES da aplicação da vacina;

    Caso a vacina da Raiva seja administrada sem o soro, o mesmo deverá ser aplicado no máximo 7 dias após a primeira dose da vacina, ou seja, antes da aplicação da 3ª dose da vacina inativada;

    A maior parte do soro deve ser aplicado dentro ou ao redor do ferimento;

    A dose restante, ou se não for possível aplicar no local da ferida, deve ser aplicada por via intramuscular na região glútea (não nos braços);

    Quando as lesões forem muito extensas ou múltiplas, a dose pode ser diluída em soro fisiológico, em quantidade suficiente, para que todas as lesões sejam infiltradas.

    O soro não deve ser aplicado na mesma seringa ou mesma região em que foi aplicada a vacina.

    Vacinas de vírus vivo que, por ventura precisarem ser realizadas, deverão ser feitas pelo menos 3 meses após a aplicação da Imunoglobulina.

  • a) Incorreta O soro antirrábico (SAR) deve ser administrado uma única vez e o quanto antes. A infiltração deve ser executada ao redor da lesão (ou lesões). Quando não for possível infiltrar toda a dose, aplicar 50% e a quantidade restante desprezar.

    Quando indicado, o soro é aplicado ao redor das lesões. Quando não for possível infiltrar toda dose ao redor das lesões aplicar o restante no glúteo.

    b) Incorreta Nos casos em que se conhece tardiamente a necessidade do uso do soro antirrábico, ou quando não há soro disponível no momento, aplicar a dose recomendada de soro no máximo em até 5 dias após a aplicação da 1ª dose de vacina de cultivo celular.

    O soro é indicado até a 3º dose da vacina.

    c) Incorreta Em caso de acidentes leves com cão ou gato clinicamente suspeito de raiva no momento da agressão, lavar a região com água e sabão, observar o animal durante 10 dias após a exposição e no caso do animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso

    Nesse caso, recomenda-se além de lavar a região com água e sabão, iniciar o esquema com duas doses (0 - 3) e observar o animal durante 10 dias. Se for descartada a suspeita em 10 dias encerra o caso. Se o animal morrer, desaparecer ou ficar raivoso completa o esquema com as doses 7 - 14.

    d) Incorreta Em caso de acidentes graves com cão ou gato raivoso, desaparecido ou morto; animais silvestres (inclusive os domiciliados), animais domésticos de interesse econômico ou de produção, lavar com água e sabão e iniciar imediatamente o esquema profilático com 5 doses de vacina.

    Nesse caso a recomendação seria lavar a lesão com água e sabão e iniciar imediatamente o esquema profilático com 4 doses da vacina + soro.

    e) correta