SóProvas


ID
5123458
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Maricá - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto à febre amarela, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre à febre amarela.

    A) Incorreto. A única forma de transmissão ocorre pela picada de mosquitos contaminados; Não há outras formas mais raras de transmissão como transfusão sanguínea, transplante de órgãos e aleitamento materno.

    B) Incorreto. A vacina contra a febre amarela – VFA é feita a partir do vírus vivo atenuado e deve ser aplicada na quantidade de 0,5 mL por via subcutânea.

    C) Incorreta. A forma leve da doença caracteriza-se por febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, anorexia, náusea, vômito, dor de cabeça, mialgia. 


    D) Incorreto. Não existe tratamento especifico. O sucesso está ligado ao controle dos sintomas.

    E) Correto. Não existe tratamento específico, ele é apenas sintomático. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com vista a reduzir as complicações e o risco de óbito.





    Resposta do Professor: E.

  • A) Incorreto. A única forma de transmissão ocorre pela picada de mosquitos contaminados; Não há outras formas mais raras de transmissão como transfusão sanguínea, transplante de órgãos e aleitamento materno.

    B) Incorreto. A vacina contra a febre amarela – VFA é feita a partir do vírus vivo atenuado e deve ser aplicada na quantidade de 0,5 mL por via subcutânea.

    C) Incorreta. A forma leve da doença caracteriza-se por febre aguda de início abrupto, frequentemente acompanhada de mal-estar, anorexia, náusea, vômito, dor de cabeça, mialgia. 

    D) Incorreto. Não existe tratamento especifico. O sucesso está ligado ao controle dos sintomas.

    E) CorretoNão existe tratamento específico, ele é apenas sintomático. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com vista a reduzir as complicações e o risco de óbito