a) CORRETA. O gesso é uma denominação genérica para uma família de aglomerantes simples, resultantes da calcinação da gipsita natural, constituídos de sulfatos mais ou menos hidratados. A depender da temperatura da desidratação por calcinação podem ser formados compostos diferentes: (i) entre 100 e 180º C - So4Ca semi-hidratado; (ii) 100 e 300ºC - sulfato anidro sóluvel; (iii) acima de 300ºC - anidro insolúvel (composto que não serve como aglomerante).
b) CORRETA.
c) CORRETA. O gesso tem uma velocidade de pega bastante rápida, sendo necessário acrescentar aditivos retardadores para possibilitar o seu manuseio. A reação do gesso com a água é exotérmica, ou seja, há liberação de calor.
d) CORRETA. Quanto maior a temperatura ou o tempo de calcinação, mais resistente é o gesso e mais lento é sua pega. A resistência a compressão varia de 5 a 15 MPa e a tração, 0,7 a 3,5 MPa. O acréscimo de areia na mistura reduz consideravelmente a resistência.
e) INCORRETO. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam a pega do gesso. O percentual ideal é em torno de 18,6%. Logo não é colocando menos água que o gesso terá maior trabalhabilidade, nem tampouco colocando muita água. é preciso saber qual o percentual ideal.
Fonte: Bauer (2008)