SóProvas


ID
51250
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A história da ocupação luso-brasileira na Amazônia e, em especial, no Estado de Rondônia remonta ao começo do século XVIII, a partir da descoberta de grandes jazidas de ouro. Essas descobertas

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1730, seguindo os cursos do ouro do centro-oeste os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, encontraram ouro no vale do guaporé. 
  • Ciclo do ouro no vale do Guaporé (séc. XVIII)

    Com a crise da mineração em Cuiabá (quando o ouro de aluvião já apresentava sinais de esgotamento) surgiu a busca por novas veias, conduzindo assim ao vale do Guaporé.

  • questao confusa !

  • 1734: Descoberta de ouro nos afluentes do Rio Guaporé.

    Na região do atual Mato Grosso, na época Capitania de São Paulo.

    Já havia garimpo na região da capital do Mato Grosso (Vila Bela da Santíssima Trindade, na época).

    Assim, ocorreu uma "migração" e garimpeiros do MT para o Vale do Guaporé.

    1754 a 1758: Governador da Capitania do Mato Grosso (Rolim de Moura), preocupado com os desvios de ouro do Vale do Guaporé, solicita ao Juiz de Fora Teotônio da Silva Gusmão a fundação de uma feitoria na Cachoeira do Salto Grande do Rio Madeira, que ficou denominada de Nossa Senhora da Boa Viagem do Salto Grande (hoje é a Cachoeira de Teotônio).

    1801: ouro deixou de ser encontrado com facilidade nos afluentes do Rio Guaporé. Isso causou um progressivo abandono da região, levando o Governo a transferir a Capital para a cidade de Cuiabá.

    Nesse mesmo período, nas proximidades dos limites atuais de Rondônia, negros egressos da escravidão em Vila Bela da Santíssima Trindade fixam núcleos isolados de povoação, principalmente nos afluentes do Rio Cabixi.