-
ERRADO.
A ética não está incluída no relativismo cultural.
-
Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência.
-
Para resolução da questão em análise, faz-se
necessário o conhecimento de relativismo cultural.
Diante disso, vamos a uma breve explicação.
Para a Sociologia e Ética, o conceito de cultura é
um dos mais relevantes. As crenças e práticas culturais são demasiadamente
diversas tanto quanto pode ser a experiência humana e, frequentemente,
ocasionam um “choque cultural" entre indivíduos de culturas diferentes.
Neste contexto, o relativismo cultural leciona que
uma cultura deve ser compreendida, aceita, respeitada nos seus próprios
padrões, mesmo que estes pareçam estranhos, jamais considerando que uma cultura
é melhor que outra.
De outro lado, o etnocentrismo pode ser manifestado
no comportamento agressivo ou em atitudes de superioridade que resultam em
preconceito e discriminação de sociedades ou grupos por serem considerados
estranhos, inferiores ou diferentes de outro grupo ou sociedade.
Por fim, cabe destacar que o relativismo cultural é
a ação de observar a cultura de modo a compreender que os indivíduos são
condicionados a terem um modo de vida específico e particular, conforme o
processo de endoculturação, sendo entendido que seus sistemas de valores são
próprios de sua cultura.
Ante o exposto, a questão está errada ao afirmar
que o relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos são, em si, os
padrões conforme os quais suas ações deverão ser julgadas em termos éticos e
morais, uma vez que o relativismo cultural estabelece as culturas como padrões
e não os indivíduos, os quais devem ser entendidos conforme a cultura que estão
inseridos.
Assim, a cultura deve ser respeitada nos seus
próprios padrões, mesmo que estes pareçam estranhos, nunca considerando
que uma cultura é melhor que outra.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
O relativismo cultural , ao contrário, defende que não existem verdades ou valores absolutos.
Por exemplo, quando os colonizadores portugueses chegaram as terras brasileiras consideraram “inaceitável” e “anormal” os índios cobrirem seus corpos apenas com pintura, caso compreendessem que entre as diversas formas de cobrir o corpo humano, o uso de roupas ou de pinturas eram apenas algumas delas, examinando o comportamento dos índios não com base em um modelo de vida ocidental, mas a partir da história e cultura indígena, teríamos em aplicação aquilo que é proposto pelo relativismo cultural
Prof. Paulo Guimarães
Estratégia Concursos
-
RELATIVISMO MORAL = é acreditar que não há valores absolutos ou universais, mas que a moral é determinada pelas circunstâncias. Seria tanto que a postura ética que julgamentos morais são verdadeiros ou falsos e os atos são certos ou errados somente sob uma perspectiva de uma comunidade particular. E nenhuma perspectiva pode ser superior à outra. Se opõe ao universalismo moral.
RELATIVISMO CULTURAL = é pressuposto de método de pesquisa que serve para descrever, analisar e avaliar a cultura de um grupo humano baseado em termos e valores daquele grupo. Quando se refere aos aspectos morais, trata-se de um relativismo moral descritivo. A suspensão a priori de juízos para a compreensão da cultura alheia é o relativismo cultural; Se opõe ao etnocentrismo (cultura superior a qualquer outra).
-
errada
- Relativismo cultural uma cultura deve ser compreendida, aceita, respeitada nos seus próprios padrões, mesmo que estes pareçam estranhos, jamais considerando que uma cultura é melhor que outra.
- Etnocentrismo pode ser manifestado no comportamento agressivo ou em atitudes de superioridade que resultam em preconceito e discriminação de sociedades ou grupos por serem considerados estranhos, inferiores ou diferentes de outro grupo ou sociedade.
-
O relativismo cultural estabelece que todos os seres humanos são, em si, os padrões conforme os quais suas ações deverão ser julgadas em termos éticos e morais. Resposta: Errado.
-
~Relativismo cultural:
>defende que não existem verdades ou valores absolutos, de modo que a cultura é sempre o resultado do tempo, do contexto social e do lugar em que se insere, sendo determinados a partir dela os valores e comportamento de um grupo social.
>é um método de pesquisa que irá avaliar determinada cultura, tendo como parâmetro os valores e construções sociais da mesma, negando qualquer possibilidade de existir um modelo cultural melhor ou superior.
>Diversas culturas.
>Exemplo: Quando os colonizadores portugueses chegaram nas terras brasileiras consideraram inaceitável os índios cobrirem seus corpos apenas com pintura.
~Relativismo Moral
>não existe valores morais absolutos ou universais, pois variam a depender de uma série de fatores como a classe social, a sociedade, o contexto histórico e a religião.
>Em síntese, indivíduos ou grupos apresentam uma visão dualista. Por exemplo: visão entre o bem e o mal, o que pode ser bem para determinado indivíduo pode ser mal para outro. (abater animal pode ser visto pelos protetores dos animais como mal, ao passo que a necessidade nutricional acaba por caracterizar sua prática, que do mesmo modo é visto por esses indivíduos consumidores como bem)
~Etnocentrismo
>é um conceito retirado da antropologia e a grosso modo pode ser definido na conduta de analisar como certo ou errado a cultura e costumes de outro grupo social utilizando como parâmetro os valores do seu próprio grupo. Reflete a ideia de que a cultura é superior a outra e que por isso mesmo pode ser utilizada como legítimo padrão de julgamento.
>Em síntese, indivíduos ou grupos apresentam sua cultura como ponto de comparação, para esses sua cultura tem valor absoluto.