SóProvas


ID
5128282
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O modelo da História Natural das Doenças (HND) proposto por Leavell e Clark na década de 1950, descreve as ações de prevenção e controle para cada momento do processo de adoecimento. Segundo este modelo, é uma ação de prevenção primária:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    .

    REVISÃO

    • Prevenção primordial: voltada a evitar o surgimento e a consolidação de padrões de vida sociais, econômicos e culturais que contribuem para elevar o risco de adoecer; esse é o nível de prevenção mais recentemente reconhecido e tem grande relevância no campo da saúde populacional; as medidas contra os efeitos mundiais da poluição atmosférica, ou o estabelecimento de uma dieta nacional baixa em gordura animal saturada são exemplos de prevenção primordial.
    • Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o controle de suas causas e fatores de risco; envolve medidas de proteção da saúde, em geral através de esforços pessoais e comunitários; a imunização, a pasteurização do leite, a cloração da água, o uso de preservativos ou a modificação de fatores e comportamentos de risco são exemplos de prevenção primária. Os enfoques estratégicos individual e populacional revisados fazem referência básica à prevenção primária.
    • Prevenção secundária: voltada à cura das pessoas enfermas e à redução das consequências mais graves da doença mediante a detecção prévia e tratamento precoce dos casos; seu objetivo não é reduzir a incidência da enfermidade, mas sim, reduzir sua gravidade e duração e, consequentemente, reduzir as complicações e a letalidade da doença. Os programas de triagem ou rastreamento populacional, como as campanhas massivas de exame de Papanicolau ou para detecção e tratamento precoce do câncer de colo de útero, são exemplos de prevenção secundária.
    • Prevenção terciária: voltada à redução do progresso e das complicações de uma doença já estabelecida mediante a aplicação de medidas orientadas a reduzir sequelas e deficiências, minimizar o sofrimento e facilitar a adaptação dos pacientes a seu ambiente; é um aspecto importante da terapêutica e da medicina reabilitadora. A prevenção terciária envolve uma atenção médica de boa qualidade e é difícil de separar do próprio tratamento da doença

    FONTE: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/modulo_principios_epidemiologia_6.pdf