SóProvas


ID
5128780
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ________________ é um método não invasivo que consiste na administração de tecnécio (Tc99m) via endovenosa, sendo a hemorragia localizada pelo extravasamento de material radioativo. Sua principal vantagem em relação aos outros exames é a sua sensibilidade para detectar sangramentos intermitentes.


Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

Alternativas
Comentários
  • #Tomografia Computadorizada: A tomografia computadorizada é uma técnica de diagnóstico por imagem que utiliza a radiação X para visualizar pequenas fatias de regiões do corpo, por meio da rotação do tubo emissor de Raios X ao redor do paciente. O equipamento possui uma mesa de exames onde o paciente fica deitado para a realização do exame. Esta mesa desliza para o interior do equipamento, que é aberto, não gerando a sensação de claustrofobia. Alguns exames de tomografia são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa de contraste deve ser realizada quando se deseja delinear melhor as estruturas do corpo, tornando o diagnóstico mais preciso. A tomografia é importante no estadiamento da doença, pois ajuda a diagnosticar sua extensão, e sua disseminação para outros órgãos, como pulmões ou fígado. Muitas vezes a tomografia computadorizada é utilizada para guiar precisamente o posicionamento de uma agulha de biópsia em uma área suspeita de câncer. #Ressonância Magnética: A ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem, que utiliza ondas eletromagnéticas para a formação das imagens. A ressonância magnética produz imagens que permitem determinar o tamanho e a localização de um tumor bem como a presença de metástases. Alguns exames de ressonância são realizados em duas etapas: sem e com contraste. A administração intravenosa de contraste deve ser realizada quando se deseja delinear melhor as estruturas do corpo, tornando o diagnóstico mais preciso. A ressonância magnética é útil para delinear um tumor ósseo. Esta técnica é particularmente útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal. #Cintilografia: Algumas vezes, o sangramento intestinal não tem diagnóstico etiológico definido, mesmo após a investigação por endoscopia digestiva, sendo assim conceituado de sangramento de origem obscura. A cintilografia com pertecnetato de tecnécio Tc-99m é a mais utilizada para o diagnóstico do divertículo de Meckel, pois este radiofármaco é captado pela mucosa gástrica ectópica localizada no divertículo. Já cintilografia com hemácias marcadas (CHM) com 99m Tc é um método sensível para detecção e localização do sangramento intestinal. Possui protocolos de imagem bem estabelecidos, sendo não invasivo, requer pouco preparo para ser realizado e tem baixo custo. Sua grande importância é detectar pequenas quantidades de sangramento (0,1ml/min) e tem a capacidade de diagnosticar sangramentos intermitentes por meio da captação com imagens em série. Estudos recentes têm mostrado que este método é confiável e é a primeira linha de escolha para o diagnóstico de sangramento intestinal.
  • #Densitometria: Densitometria óssea é um exame realizado para medir a densidade de minerais dos ossos (DMO). Este exame é a única maneira confiável para determinar se existe perda de massa óssea. Logo, ele é fundamental para diagnosticar a osteoporose, a osteopenia, o risco de fratura e as demais doenças que atacam os ossos. A densitometria óssea é um exame relativamente simples de ser feito. Ele não demanda grandes preparativos por parte do paciente. O exame pode ser realizado por um médico capacitado em densitometria óssea ou por um técnico em radiografia e dura de 10 à 15 minutos. Durante a densitometria, o paciente fica deitado sobre uma mesa e o laser do aparelho de densitometria passa em ziguezague sobre os órgãos a serem examinados. Este laser digitaliza os ossos e mede a quantidade de radiação que eles absorvem. O aparelho de densitometria óssea possui uma fonte de raios X que ‘atravessam’ o paciente. Por meio das diferenças de captação, a densidade mineral dos ossos é avaliada. Assim, quanto mais denso o osso for, menos radiação chegará ao detector. A radiação existente em um aparelho de densitometria é menor do que a de um Raio-x convencional. É importante lembrar, que o exame de densitometria óssea não causa nenhuma dor para o paciente. #Arteriografia: A arteriografia (ou angiografia) é um método de diagnóstico radiológico invasivo que visualiza a parede das artérias e estuda as doenças arteriais. Neste exame injeta-se contraste rádio-opaco no interior das artérias. Se houver uma obstrução (entupimento) completa de uma artéria, o contraste não passa além dela e, assim, não permite observar a extensão da lesão, nem avaliar a parede da parte da artéria que se segue à obstrução. Quando realizado de modo eletivo, a arteriografia pode ser usada para ajudar no diagnóstico e na avaliação de más formações arteriais, aneurismas ou aterosclerose em diversos territórios orgânicos, como a aorta e artérias periféricas. Em caráter de urgência/emergência, a arteriografia é indicada para diagnosticar doenças agudas que podem acometer as artérias, como dissecção aguda, alguns acidentes vasculares cerebrais ou embolias ou tromboses.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre fundamentos e procedimentos de enfermagem.

    A Cintilografia (LETRA C) é um método não invasivo que consiste na administração de tecnécio (Tc99m) via endovenosa, sendo a hemorragia localizada pelo extravasamento de material radioativo. Sua principal vantagem em relação aos outros exames é a sua sensibilidade para detectar sangramentos intermitentes.

    A) Incorreto. Ressonância magnética retrata imagens de alta definição dos órgãos sem uso de radiação.

    B) Incorreto. Tomografia computadorizada combina equipamentos de raios X com computadores programados visualizar imagens dos órgãos

    C) Correto.

    D) Incorreto. Densitometria é usada para medir a densidade de minerais dos ossos.

    E) Incorreto. Arteriografia é o raios-x para visualizar a anatomia das artérias.


    Resposta do Professor: C.