SóProvas


ID
5128792
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Vista Serrana - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a Lesão por pressão - Estágio 2, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • # Lesão por pressão Estágio 1: acomete as camadas superficiais, mantendo a pele íntegra. Na região afetada surge uma mancha avermelhada. Se a pressão for aliviada, a macha costuma desaparecer. Pode haver alteração na sensibilidade, temperatura ou consistência (enrijecimento). # Lesão por pressão Estágio 2: perda parcial da espessura dérmica. Apresenta-se como lesão de pele superficial com o leito de coloração vermelho ou rosa, úmido e sem esfacelo. Pode se apresentar, também, como uma bolha intacta (preenchida com exsudato seroso, de coloração clara) ou rompida. O tecido adiposo e profundo não estão visíveis. Tecido de granulação, esfacelo e escara não estão presentes. Essas lesões geralmente resultam de microclima inadequado e cisalhamento de pele na região de pélvis e calcâneo. Esse estágio não deve ser usado para descrever as lesões de pele associadas à umidade, incluindo a dermatite associada à incontinência (DAI), a dermatite intertriginosa, a lesão de pele associada a adesivos ou a feridas traumáticas (lesões por fricção, queimaduras, abrasão). #Lesão por pressão Estágio 3: perda de tecido em sua espessura total. A gordura subcutânea é visível, sem exposição de osso, tendão ou músculo. Esfacelo pode estar presente. A profundidade do dano do tecido varia conforme a localização anatômica, ou seja, áreas com adiposidade significativa podem desenvolver lesões mais profundas. Pode incluir descolamentos e túneis. #Lesão por pressão Estágio 4:perda total de tecido com exposição óssea, de músculo, tendão, ligamento ou cartilagem. Esfacelo, epíbole (lesão com bordas enroladas), descolamento ou túneis são comuns nesses casos.
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Assistência de Enfermagem em Feridas e Curativos. Estamos procurando a alternativa incorreta.

    Na Lesão por pressão - Estágio 2, ocorre perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme (letra A). O leito da ferida é viável, de coloração rosa ou vermelha, úmido e também pode se apresentar como uma bolha intacta (preenchida com exsudato seroso) ou rompida (letra B). Essas lesões, geralmente, resultam de microclima inadequado e cisalhamento da pele na região da pélvis e no calcâneo (letra D). Esse estágio não deve ser usado para descrever as lesões de pele associadas à umidade, incluindo a dermatite associada à incontinência (DAI), a dermatite intertriginosa, a lesão de pele associada a adesivos médicos ou às feridas traumáticas (lesões por fricção, queimaduras, abrasões) (letra E), pois tem características diferentes.

    C) Incorreto. O tecido adiposo e os profundos estão visíveis; pode ter tecido de granulação, esfacelo e escara. 





    Resposta do Professor: C.