-
Décadas de 1970 e 1980 – Fronteiras agropecuárias: fazendeiros da região Sul em direção ao Brasil Central. O Centro-Oeste tornou-se o novo celeiro agrícola do país, destacando-se a pecuária e a produção de grãos. A especulação agrícola supervalorizou as terras da região, provocando êxodo rural e pressionando as áreas de Cerrado.
Década de 1990 – Fronteiras agropecuárias: expansão das fronteiras do Brasil Central em direção à Amazônia. Com o crescimento do agronegócio, principalmente a soja, as monoculturas avançaram em direção à Região Norte, alcançando até mesmo o estado do Amapá.
RECURSO NA QUESTÃO!!
-
Não concordo o porque de recurso que o colega citou, pois foi a partir da década de 1970 que ocorreu a expansão da fronteira agrícola para a Amazônia, assim como dito na letra C.
O Programa de Integração Nacional implantou as rodovias de integração nacional (BR 230 - Transamazônica e a BR 163 - Cuiabá-Santarém) servindo como eixo indutor de migrações para a Amazônia.
Fonte: O Brasil - Território e sociedade no início do século XXI - Milton Santos e Maria Laura Silveira.19ªed.
Gabarito letra A - As migrações eram mais intensas da região do Nordeste para o Sudeste, pois a população buscava melhores oportunidades de vida nas indústrias que cresciam nesta região. A grande desigualdade econômica, a modernização do campo e o desemprego agravado pelas secas do Nordeste (1950) foram alguns dos fatores da repulsão.
-
Brasília foi construída em 1950? a C não estaria incorreta?
-
Na segunda metade do século XX ocorreu um dos grandes deslocamentos internos, quando o fluxo da população se direcionou dos estados do Nordeste, como a Bahia e Pernambuco, para o sul, mais especificamente para o estado de Rio Grande do Sul devido a intensa industrialização e urbanização ocorridas. INCORRETA
São Paulo e Rio de Janeiro.
GAB. A
-
Dos estados do Sul e do Sudeste, como Minas Gerais e São Paulo letra D?
MG e SP são sudeste...anulavel