SóProvas


ID
5129494
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A questão da consciência ou autopercepção nacional nas colônias da América tem sido frequentemente tratada de forma desligada do seu contexto político e social. Podemos, todavia, pensar em um sentimento de distinção e diferença, uma falta de identificação com a Europa e uma consciência da realidade colonial que teria existido entre populações mestiças.

(Adaptado de Stuart B Schwartz, “A formação de uma identidade colonial no Brasil”, em Da América Portuguesa ao Brasil. Lisboa: Difel, 2003, p. 218.)

Com base no texto acima sobre a formação da identidade colonial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Embora a questão mencione inicialmente as "colônias da América" –o que pressupõe uma abrangência da abordagem do tema que inclui as diversas sociedades "ibero-americanas" –, a alternativa escolhida reflete a formação social presente na colonização portuguesa, ou seja, no Brasil. Deve-se no entanto observar que a ascendência europeia das elites coloniais é menos rígida, no Brasil Colônia, que a limpieza de sangre utilizada na América espanhola como fator de diferenciação social e identidade nacional. De qualquer forma, os critérios raciais também tinham importância no Brasil, quando da determinação da posição social de cada um.

    Gabarito: b) Composta por imigrantes vindos da Europa e por seus descendentes brancos nascidos no Brasil, a elite colonial e os mestiços construíam suas identidades calcadas nas tensões sociais e hierarquias sóciopolíticas da realidade colonial.

    Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/unicamp/2021_1fase/2dia/unicamp2021_1fase_2dia.pdf&ved=2ahUKEwjPvpPQ_on2AhW0CrkGHTi9AqYQFnoECCQQAQ&usg=AOvVaw3lKgwWA6aZ4SGuEglQbvWg