SóProvas


ID
5129497
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quando um campesinato afro-brasileiro surgiu no final do século XVIII, os agricultores do litoral da Bahia misturaram conhecimentos agrícolas e etnobotânicos da África e do Brasil para fazer proliferar o dendê africano. Mosaicos de mata atlântica e campos de mandioca transformaram o litoral da Bahia em um simulacro transatlântico do complexo de palmeiras da África Ocidental, criando uma paisagem afro-brasileira. A Costa do Dendê, no sul da Bahia, resultante desse processo, permanece como um testemunho de contribuições africanas e de afrodescendentes para o desenvolvimento econômico, ecológico e cultural das Américas.

(Adaptado de Case Watkins, "African Oil Palms, Colonial Socioecological Transformation and the Making of an Afro-Brazilian Landscape in Bahia, Brazil." Environment and History. Winwick Cambridgeshire: The White Horse Press, 2015, v. 21, p. 41.)

Com base no excerto e em seus conhecimentos sobre a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • https://prefeitura.marau.ba.gov.br/noticias/destaques/costa-do-dende-explore-o-belo-destino-da-bahia/#:~:text=O%20nome%20da%20regi%C3%A3o%20foi,localidades%20hist%C3%B3ricas%20e%20reservas%20naturais.

  • RESOLUÇÃO: Curso Objetivo

    O texto refere-se à interação entre África e Brasil no decorrer da Idade Moderna, por conta do tráfico de escravizados africanos no Atlântico Sul. Assim, da mesma forma que culturas agrícolas brasileiras se enraizaram entre as populações da África portuguesa, características das culturas africanas, como o cultivo e produção do dendê, se consolidaram entre as comunidades de certas regiões brasileiras.