SóProvas


ID
5129533
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Como justificar que somos uma humanidade, se mais de 70% estão totalmente alienados do mínimo exercício de ser? A modernização jogou essa gente do campo e da floresta para viver em favelas e em periferias, para virar mão de obra em centros urbanos. Essas pessoas foram arrancadas de seus coletivos, de seus lugares de origem, e jogadas nesse liquidificador chamado humanidade. Se as pessoas não tiverem vínculos profundos com sua memória ancestral, com as referências que dão sustentação a uma identidade, vão ficar loucas neste mundo maluco que compartilhamos.

(Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. Apple Books, 2018, p. 10.)

Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os conceitos de “alienação” e “identidade”, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • O autor do trecho transcrito é Ailton Alves Lacerda Krenak , mais conhecido como Ailton Krenak. Nasceu em Minas Gerais, a 29 de setembro de 1953. É um líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor brasileiro da etnia indígena crenaque. Ailton Krenak é também professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), sendo considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional. 
    Participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Brasileira de 1988 e, durante os trabalhos, protagonizou uma das cenas mais marcantes na Assembleia : em discurso na tribuna, pintou o rosto com a tinta preta do jenipapo, segundo o tradicional costume indígena brasileiro, para protestar contra o que considerava um retrocesso na luta pelos direitos dos índios brasileiros.
    Lançou, no corrente ano de 2021 o livro Ideias para adiar o fim do mundo, uma das obras mais vendidas das livrarias brasileiras, com versões lançadas em inglês, francês e alemão. Um pequeno trecho foi transcrito na entrada da questão, no qual o autor usa os conceitos de “ alienação" e “ identidade" .

    Uma das opções define corretamente os conceitos, respectivamente ou seja, primeiro alienação e, depois, identidade. São conceitos que atravessam a sociologia e a antropologia. De qualquer forma fazem parte do conteúdo a ser trabalhado em uma das cadeiras de Ciências sociais, no Ensino Médio. Como orientação vale a publicação "Alienação e Identidade", de Maria Lúcia Martinelli. É necessário conhecimento específico para responder a pergunta 
    A) CORRETA- A opção apresenta corretamente a definição de alienação e identidade. Alienação como dissociação dos seres humanos de suas bases essenciais e identidade como “interações coletivas construídas sobre heranças espaciais e temporalidades vividas. “ 
    B) INCORRETA- A opção apresenta alienação como “associação “quando ela é uma dissociação. Já a definição de identidade é plausível. 
    C) INCORRETA- Nesta opção a incorreção está na definição de identidade como “ apagamento dos tempos e temporalidades" 
    D) INCORRETA – Na opção D ambas as definições são incorretas. 

    Gabarito do Professor: Letra A.