SóProvas


ID
512962
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A incerteza associada a um resultado analítico tem como origem os erros aleatórios de todas as etapas do processo. A correção de qualquer fonte de erro sistemático do processo se faz necessária para um cálculo de incerteza adequado.

Sobre os erros do processo analítico, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Os erros nas ciências experimentais são fundamentalmente de três tipos:

     

    • Erros grosseiros
    • Erros sistemáticos
    • Erros aleatórios

    Os erros grosseiros podem ser provocados por falhas ocasionais e/ou anormais dos instrumentos, do observador ou de outros parâmetros intervenientes. São normalmente facilmente detectáveis quer porque produzem medições substancialmente fora do esperado, ou por identificação do agente causador do erro. Como conseqüência exigem a repetição da experiência. São exemplo a falha decorrente no decurso da experiência, reagentes em más condições, alteração de fatores supostamente controlados.

    Os erros sistemáticos são entre outros, normalmente decorrentes de má condução da experiência, má calibração dos instrumentos, descuidos de planejamento. Em qualquer dos casos resultam na distorção da medição, alterando todos os resultados causando um desvio acentuado do valor correto. Suponhamos que uma dada experiência é conduzida em diversos dias e o resultado depende das condições atmosféricas, como por exemplo a umidade. Não sendo esta constante é natural que não estando este fator controlado contribua para a distorção dos resultados. Outro exemplo pode ser considerado pensando numa análise onde uma dada mistura é feita num recipiente, sendo a experiência replicada para uma mesma amostra, a não limpeza do recipiente pode contribuir para a alteração da concentração dos reagentes, provocando sucessivas distorções nos resultados.
    Os erros aleatórios afetam a precisão e a reprodutibilidade dos dados. Os erros sistemáticos produzem distorções que alteram a acuracidade.Erros aleatórios são naturalmente decorrentes da própria experiência, uma vez que o rigor absoluto ou reprodução exata dos valores em sucessivas medições não são de esperar. Praticamente todo o trabalho experimental, ainda que muito dele automatizado, está sujeito a pequenas variações, pois mesmo a instrumentação tem limites quanto ao número de dígitos significativos do valor que pretende quantificar.

    Os erros aleatórios afetam a precisão e a reprodutibilidade dos dados. Os erros sistemáticos produzem distorções que alteram a acuracidade.