SóProvas


ID
5131
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Numa linguagem de programação orientada a objetos é importante restringir a visibilidade de alguns atributos para garantir o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Classe é uma estrutura que abstrai um conjunto de objetos com características similares.
    Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isoladas possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações

    Herança é um princípio de orientação a objetos , que permite que classes compartilhem atributos e métodos , através de "heranças". Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos.
    Instanciação é criar um objeto de uma determinada classe, chamando o construtor da mesma.
    Polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, é possível tratar vários tipos de maneira homogênea (através da interface do tipo mais abstrato).
  • Correto, através da herança podemos dimensionar o nível de permissões e acesso a um atribulo

    A) Classe: faz parte de uma estrutura da orientação a objetos, uma classe é uma descrição que abstrai um conjunto de objetos com características similares. Mais formalmente é um conceito que encapsula abstrações de dados e procedimentos que descrevem o conteúdo e o comportamento de entidades do mundo real, representadas por objetos. De outra forma, uma classe pode ser definida como uma descrição das propriedades ou estados possíveis de um conjunto de objetos, bem como os comportamentos ou ações aplicáveis a estes mesmos objetos.

    B) Encapsulamento: Na programação orientada a objetos, o encapsulamento se refere ao agrupamento de dados com os métodos que operam nesses dados ou à restrição do acesso direto a alguns dos componentes de um objeto.

    C) Herança: é um princípio de orientação a objetos, que permite que classes compartilhem atributos e métodos, através de heranças. Ela é usada na intenção de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos. O conceito de herança de várias classes é conhecido como herança múltipla. A exemplo, pode-se observar as classes aluno e professor, onde ambas possuem atributos como nome, endereço e telefone. Nesse caso pode-se criar uma nova classe chamada pessoa, que contenha as semelhanças entre as duas classes, fazendo com que aluno e professor herdem as características de pessoa, desta maneira pode- se dizer que aluno e professor são subclasses de pessoa. Também podemos dizer que uma classe pode ser abstrata (abstract) ou seja ela não pode ter uma instância, ela apenas empresta seus atributos e métodos como molde para novas classes.

    D) Instanciação: Uma instância de uma classe é um novo objeto criado dessa classe, com o operador new, instanciar uma classe é criar um novo objeto do mesmo tipo dessa classe. Uma classe somente poderá ser utilizada após ser instanciada.

    E) Polimorfismo: Na programação orientada a objetos, o polimorfismo permite que referências de tipos de classes mais abstratas representem o comportamento das classes concretas que referenciam. Assim, é possível tratar vários tipos de maneira homogênea. O termo polimorfismo é originário do grego e significa muitas formas.

    Resposta: C