Gente é o seguinte : para um número ser par ele tem que terminar em algum desses números:02468
Na questão há três 0 2 e 4 Só que quando a questão falar a palavra "número " os algarismos não podem começar com 0 ! Porém podem terminar com zero ! Essa regra de falar a palavra número só vale pro começo !
Então vamos lá :
Esses quatro algarismos podem terminar ou em 0 ou em 2 ou em 4 .reparem que está subentendido o conectivo "ou " que aqui quer dizer que tem que somar ,mas cuidado , porque primeiro vc terá que multiplicar as possibilidades :
Porque devemos multiplicar as possibilidades ? Porque está subentendido o conectivo "e" de multiplicação ,pois vc terá que escolher o primeiro algarismo "e " o segundo "e" o terceiro "e " o quarto algarismo podendo terminar "ou" em 0 "ou " em 2 "ou " em 4 .
Primeira possibilidade terminar em 0: 6×5×4×1= 120
Em 2: 5×5×4×1=100
Em 4: 5×5×4×1= 100 soma tudo =320
A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à Análise Combinatória.
Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:
1) Dados os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5 e 7.
2) Frisa-se que, considerando os algarismos acima, para que tenha um número par, este deve terminar em “0”, “2” e “4”.
Por fim, frisa-se que a questão deseja saber a quantidade de números pares que podem ser formados com quatro algarismos, sem repeti-los.
Resolvendo a questão
A partir das informações acima, pode-se concluir o seguinte:
- Considerando os números terminados em “0”, tem-se a seguinte multiplicação: 6 * 5 * 4 = 120. Frisa-se que deve ser feita tal multiplicação, pois se pode escolher 6 algarismos, na primeira opção, 5 algarismos, na segunda opção, e 4 algarismos, na terceira opção.
- Considerando os números terminados em “2”, tem-se a seguinte multiplicação: 5 * 5 * 4 = 100. Frisa-se que deve ser feita tal multiplicação, pois se pode escolher 5 algarismos, na primeira opção, 5 algarismos, na segunda opção, e 4 algarismos, na terceira opção. Cabe destacar que, por o algarismo “0” não poder ser o primeiro algarismo do número, então há 5 opções de escolha, ao se escolher esse primeiro algarismo.
- Considerando os números terminados em “4”, tem-se a seguinte multiplicação: 5 * 5 * 4 = 100. Frisa-se que deve ser feita tal multiplicação, pois se pode escolher 5 algarismos, na primeira opção, 5 algarismos, na segunda opção, e 4 algarismos, na terceira opção. Cabe destacar que, por o algarismo “0” não poder ser o primeiro algarismo do número, então há 5 opções de escolha, ao se escolher esse primeiro algarismo.
Por fim, para se descobrir a quantidade de números pares que podem ser formados com quatro algarismos, sem repeti-los, deve ser realizada a adição dos resultados encontrados acima, resultando o seguinte:
120 + 100 + 100 = 320.
Gabarito: letra "b".