Se alguém ler esse comentário dois, cinco ou dez anos após sua publicação vai lembrar que nessa época passamos por tempos difíceis com a pandemia de COVID-19 que assola o mundo e que hoje tem seu epicentro instalado aqui no Brasil.
Essa breve introdução é pra falar da alternativa correta que responde a questão "LETRA B". Nos últimos dias a oxigenação por membrana extracorpórea, também conhecida como ECMO, foi muito discutida nas TVs e na Internet por ser a terapia usada com o autor Paulo Gustavo, acometido gravemente pela COVID-19. A ECMO funciona através de uma máquina, que substitui a função de troca de oxigênio que o pulmão faz. Com isso, você consegue descansar o pulmão até ele poder ser exigido novamente e conseguir fazer essa troca. O paciente tem o sangue passando por uma máquina, que tem uma membrana, e essa membrana oferta o oxigênio e leva o gás carbônico, exatamente o que o pulmão faria.
Terapia de substituição renal - é um termo usado para se referir as modalidades do tratamento que são usadas para substituir as funções de filtração do desperdício de um rim. Alternativa A está errada.
Oxigenação por membrana extracorpórea - utilizada nos dias atuais em pacientes críticos, possibilitando suporte temporário à falência da função pulmonar e/ou cardíaca refratária ao manejo clínico convencional. Alternativa B está correta.
Linhas arteriais - são materiais utilizados em procedimentos hemodialíticos, faz parte do circuito extra corpóreo do sangue do paciente. Alternativa C está errada.
Balão intra-aórtico (BIA) - é um dispositivo mecânico que aumenta a perfusão de oxigênio miocárdica, enquanto, ao mesmo tempo, aumenta o débito cardíaco. Alternativa D está errada.
Plasmaferese - é um procedimento que tem como objetivo filtrar o sangue, retirando as substâncias que estão presentes no plasma e devolvendo ao organismo o plasma sem as substâncias que estão causando ou dando continuidade à doença. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.