SóProvas


ID
5134981
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo:


“Varre, varre, varre, varre vassourinha/ varre, varre a bandalheira/ que o povo já tá cansado/ de sofrer dessa maneira.”


O trecho do jingle de campanha se refere a qual presidente do Brasil: 

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Aqui o Jingle do Jânio para quem nunca ouviu

    https://www.youtube.com/watch?v=m0QfM_IJsBw&ab_channel=GabrielWermelinger

  • O RETARDADÃO - JANIO

  • “Varre, varre vassourinha”

    Embora JK chegasse ao final de seu governo com grande popularidade, a oposição diária feita pela UDN quanto aos gastos públicos excessivos surtia algum efeito na população, que sentia na pele os efeitos da inflação. Mesmo diante do aumento de 30% do salário mínimo pelo governo, o custo de vida crescia em ritmo extraordinário: só no Rio de Janeiro, entre janeiro e agosto de 1958, o custo de vida subiu 10%. A UDN também apresenta diversas denúncias de corrupção envolvendo o processo de construção de Brasília, o suficiente para abalar a imagem do governo, ainda que nunca tenham sido comprovadas. 

    Apesar de favorecida pelos impasses do governo JK, a UDN colecionava derrotas em eleições presidenciais, o que a faz lançar mão de uma candidatura própria para apoiar o nome de Jânio Quadros, governador de São Paulo e membro do minúsculo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Já o PSD e o PTB repetiram a coligação dos anos anteriores, e lançam como candidato o marechal Teixeira Lott – figura tida como legalista e nacionalista após conter a tentativa de golpe que buscou impedir a posse de JK.

    Ao contrário do militar – figura sisuda e sem experiência política –, Jânio Quadros era um político habilidoso e de carreira meteórica: elegendo-se pela primeira vez como vereador da cidade de São Paulo em 1948, torna-se prefeito da cidade em 1953, e governador do estado em 1955. Ele se apresentava como uma figura apartidária e popular, simulando desmaios e aplicando supostas injeções de glicose para sugerir um ritmo frenético de campanha, espalhando talco em seus ombros para que parecesse caspa e usando ternos surrados. Portador de uma oratória rebuscada, porém eficiente, propunha limpar a corrupção do país – adotando, por isso, a vassoura como símbolo político, também presente em seu jingle de campanha.

  • Limpar o Brasil da corrupção, que era muito grande no mandato do Jk.
  • GAB-A

    Jânio Quadros.

    ELE ME DISSE QUE, TODOS LEMBRARIAM DELE PELA MÚSICA DA CAMPANHA.

  • Letra A

    O SLOGAN da campanha de Jânio Quadros ao combate a corrupção foi "Varre, varre vassourinha/ varre, varre a bandalheira..."

    OBS: Governo Jânio Quadros:

    - Proibiu uso de biquíni nas praias. (ai me quebra Janião)

    - Proibiu rinhas de galo. (acabou com a alegria do povo hehe)

    - Proibiu o uso de lança-perfume. (melhor atividade RECREATIVA que tinha kkkkkkkkkkkkkkk)

    - Jânio NÃO fez NADA de EXPRESSIVO.