SóProvas


ID
5135023
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na transição do século XIX para o século XX inúmeras mudanças se deram no Brasil. Estas transformações nos ajudam a entender as revoltas de cunho social que aconteceram durante a Primeira República. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O início da Guerra do Contestado e a morte de José Maria:

    As práticas de José Maria em Taquaruçu prosseguiam: atendia enfermos, dava conselhos, celebrava missas e batizava. Os caboclos da região passaram a acompanhar as ações do “monge”. Tidos como “fanáticos” ou “alucinados” pelas forças dominantes locais, o Regimento de Segurança do Paraná foi convocado para destruir o arraial e prender os seguidores de José Maria. Segundo depoimentos da época, consta que os sertanejos (entre 200 e 300) não desejavam o enfrentamento. Mas qualquer reunião ou ajuntamento, numa região de conflitos fronteiriços e de instabilidade social, era considerada uma atitude hostil às autoridades.

    Na madrugada de 22 de outubro de 1912, as tropas governistas abriram fogo, sendo enfrentadas pelos atacados, que portavam garruchas e facões. O comandante João Gualberto Gomes de Sá Filho contava, inclusive, no seu equipamento de guerra, com uma metralhadora que acabou não funcionando. Os que foram presos tiveram as cabeças raspadas pela polícia. Em solidariedade aos presos, os seguidores do “monge” que escaparam passaram a raspar a cabeça e a se autodenominar “pelados”. Os inimigos da “Monarquia Celeste” eram nomeados então de “peludos”. A batalha de Irani é considerada como o início da Guerra do Contestado, na qual José Maria e o Coronel Gualberto faleceram em combate.

  • Revolta da vacina: Aconteceu no Estado de Minas Gerais por conta da campanha de vacinação obrigatória

    Guerra de Canudos: Tinha como principal líder Antônio Conselheiro. O objetivo do movimento era emancipar a região de canudos do restante do país

    Contestado: Organizados pelo “monge” José Maria, criaram uma comunidade em Taquaruçu que chegou a reunir aproximadamente 12 mil pessoas

    Revolta da Chibata: Organizado por membros da Marinha, desejavam o retorno dos castigos físicos aos marinheiros negros

    Guerra de Canudos: Terminou quando a segunda expedição enviada pelo governador baiano dizimou a população da comunidade

  • Questão boa para PMPR

  • GABARITO LETRA-C.

  • Logo no início da Primeira República o monge João Maria, que na verdade se chamava Anastás Marcaf, começou a fazer pregações na fronteira entre Santa Catarina e o Paraná. Como a região era disputada pelos dois estados, ela ficou conhecida como Contestado – ou seja, seu domínio era tema controverso naquele período. 

    Por volta de 1908, uma empresa norte americana foi encarregada pelo governo federal de construir uma ferrovia que cortava a região, o que gerou várias desapropriações de pequenos proprietários. Com o fim das obras, aqueles que trabalharam nas ferrovias também se juntaram a essa população de miseráveis, confortada apenas pelas palavras de João Maria.

    Os fiéis do beato criaram uma comunidade sem impostos e sem a concepção de propriedade sobre a terra, e sua liderança em algum momento foi transferida para o monge José Maria, que se dizia irmão de João Maria. Diante de pressões de coronéis estaduais, a comunidade se deslocou para Irani (PR), o que foi interpretado pelo Estado do Paraná como uma invasão dos catarinenses. Apesar de José Maria não ter qualquer relação na disputa territorial entre os dois estados, o governo paranaense iniciou um ataque aos sertanejos, que resultou na morte no religioso.

    No ano seguinte, um novo agrupamento se formou na fazenda de um rico fazendeiro do Taquaruçu, no qual algumas “virgens inspiradoras” faziam a mediação do falecido monge e seus seguidores no plano terreno. Algumas pessoas de classes mais abastadas se uniram ao “exército de caboclos” neste momento, desempenhando funções militares.

    Entre 1913 e 1914 o Exército, a força policial de Santa Catarina e civis locais se uniram contra o acampamento, dando início a uma verdadeira guerra civil. Os sobreviventes foram dizimados nos meses seguintes, alguns decapitados. Essa revolta também guarda uma particularidade em relação a que vimos até agora: foi a primeira combatida com bombardeios aéreos, algo que se repetiria na década seguinte. 

  • Gabarito: C

    a) Revolta da vacina ocorreu no Rio de Janeiro.

    b) Guerra dos canudos foi um movimento religioso que não tinha intenção de emancipar a região de canudos.

    d) Revolta da chibata desejava o fim dos castigos físicos aos marinheiros negros.

    e) Terminou na quarta expedição

  • Essa cidade de TAQUARAÇU acabou comigo, nunca tinha visto.

  • a lider em taquarucu ja era a Maria Rosa

  • A) foi no Rio de Janeiro. B) não queriam emancipação, a revolta começou por causa de uma encomenda que não foi entregue. c)Marinheiros negros cansados da marinha tratá-los como escravos. D)4a e não ouvi dizimação da população muitos foram capturador.
  • taquaraçu fez eu eliminar essa questão.
  • QUESTAO BOA PARA PMES