letra a
Leia o texto completo, serviu bem para resolver as questões dessa prova: https://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/
Sucessivamente surge a Teoria Empírica de Campo (ou Teoria de Efeitos Limitados) que, embora baseada na Teoria da Persuasão, fundamenta-se em aspectos sociológicos, e deduz que a mídia tem influência limitada na sociedade por ser apenas um instrumento de persuasão, pois a mídia é apenas parte da vida social. A Teoria Empírica de Campo entende que a mídia exerce influência social limitada assim como qualquer outra força social (igreja, política, escola, etc.), ou seja, a mensagem midiática passa por diversos filtros individuais de caráter social do indivíduo antes de ser absorvida pelo mesmo. Derivando daí a intensidade do efeito da mensagem no indivíduo, a Teoria Empírica de Campo conclui que os filtros individuais são de caráter sociológico e não psicológico, como da Teoria da Persuasão.
Teoria Empírica de Campo ou Teoria dos Efeitos Limitados foi a primeira (ou senão uma das primeiras) teorias, juntamente com a Teoria da Persuasão, a contestar a Teoria Hipodérmica, também conhecida como Teoria dos Efeitos Ilimitados.
É só vc pensar que na Teoria de campo, existem filtros entre a passagem da mensagem midiática e o indivíduo, por isso, ela se chama Efeitos Limitados. Chama-se "campo", porque está relacionada ao ambiente social que o indivíduo vive. Então, os filtros sociológicos de um indivíduo japonês, por exemplo, seriam diferentes dos filtros sociológicos de um indivíduo árabe.
Já na Teoria Hipodérmica, NÃO existem filtros entre a passagem da mensagem midiática e o indivíduo, por isso, ela se chama Efeitos Ilimitados.
Resumo: Teoria de Campo X Teoria Hipodérmica