SóProvas


ID
513655
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Relacione a coluna da direita com a coluna da esquerda e depois marque a sequência correta nas alternativas abaixo. Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez, e outros poderão não ser usados.

1 – conta produto interno bruto------------------------------------( ) saldo: poupança interna
2 – conta renda nacional disponível líquida-----------------------( ) rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido da renda e transferências para o exterior
3 – conta transações correntes com o resto do mundo----------( ) pagamento das firmas aos fatores de produção
4 – conta capital---------------------------------------------------( ) poupança das famílias e firmas, do setor externo e do governo

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente, vamos definir cada conta: 1 – conta produto interno bruto – No lado do débito, o pagamento das empresas aos fatores de produção, incluindo os impostos indiretos (menos os subsídios). No lado do crédito, os recebimentos das empresas com bens e serviços finais. 2 – conta renda nacional disponível líquida – No lado do débito, a forma que as famílias e o governo utilizam a renda recebida (destinada ao consumo ou à poupança). No lado do crédito, as rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido dos recebimentos e das transferências com o exterior. Os subsídios e a depreciação entram como crédito, mas com sinal negativo, os créditos menos os débitos geram de saldo a poupança interna. 3 – conta transações correntes com o resto do mundo – No lado do débito, os gastos dos não residentes com os bens produzidos internamente, os rendimentos e as transferências recebidos do resto do mundo e poupança externa. No lado do crédito, as compras realizadas por residentes de bens e serviços produzidos no exterior e os pagamentos e as transferências pagas aos não residentes. 4 – conta capital - No lado do debito, são consideradas as aplicações na formação bruta de capital fixo, investimentos e variações de estoques. No lado do crédito são consideradas as fontes de financiamento, poupança interna (poupança bruta do setor privado mais a poupança do governo) e a poupança externa De posse dos conceitos, podemos estabelecer a sequencia numérica correta: (2 ) saldo: poupança interna (2 ) rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido da renda e transferências para o exterior (1) pagamento das firmas aos fatores de produção (4) poupança das famílias e firmas, do setor externo e do governo

    Gabarito: Letra “C"


  • 1 – conta produto interno bruto

    2 – conta renda nacional disponível líquida

    3 – conta transações correntes com o resto do mundo

    4 – conta capital

     

    (2) saldo: poupança interna

    (2) rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido da renda e transferências para o exterior

    (1) pagamento das firmas aos fatores de produção

    (4) poupança das famílias e firmas, do setor externo e do governo

  • Primeiramente, vamos definir cada conta:

    gabarito professora QC

    1 – conta produto interno bruto – No lado do débito, o pagamento das empresas aos fatores de produção, incluindo os impostos indiretos (menos os subsídios). No lado do crédito, os recebimentos das empresas com bens e serviços finais.

    2 – conta renda nacional disponível líquida – No lado do débito, a forma que as famílias e o governo utilizam a renda recebida (destinada ao consumo ou à poupança). No lado do crédito, as rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido dos recebimentos e das transferências com o exterior. Os subsídios e a depreciação entram como crédito, mas com sinal negativo, os créditos menos os débitos geram de saldo a poupança interna.

    3 – conta transações correntes com o resto do mundo – No lado do débito, os gastos dos não residentes com os bens produzidos internamente, os rendimentos e as transferências recebidos do resto do mundo e poupança externa. No lado do crédito, as compras realizadas por residentes de bens e serviços produzidos no exterior e os pagamentos e as transferências pagas aos não residentes.

    4 – conta capital - No lado do debito, são consideradas as aplicações na formação bruta de capital fixo, investimentos e variações de estoques. No lado do crédito são consideradas as fontes de financiamento, poupança interna (poupança bruta do setor privado mais a poupança do governo) e a poupança externa De posse dos conceitos, podemos estabelecer a sequencia numérica correta:

    (2 ) saldo: poupança interna

    (2 ) rendas recebidas pelas famílias e pelo governo mais o resultado líquido da renda e transferências para o exterior

    (1) pagamento das firmas aos fatores de produção

    (4) poupança das famílias e firmas, do setor externo e do governo 

    Gabarito: Letra “C"