Para responder a esta questão, exige-se conhecimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9394/1996, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Vejamos:
I. Falsa.
O correto é o ensino fundamental, e não educação infantil. Vejam:
Segundo a LDB: "Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo."Em relação ao ensino religioso na Educação Infantil, a Lei 9.394/96 defende o respeito às diversidades cultural e religiosa do Brasil e o proselitismo no ensino."
II. Verdadeira.
Segundo a PCNs quanto a organização de tempo: "A consideração do tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades. Por meio de erros e acertos, o aluno toma consciência de suas possibilidades e constrói mecanismos de auto-regulação que possibilitam decidir como alocar seu tempo. Por essa razão, são importantes as atividades em que o professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo. Delegar esse controle não quer dizer, de modo algum, que os alunos devam arbitrar livremente a respeito de como e quando atuar na escola. A vivência do controle do tempo pelos alunos se insere dentro de limites criteriosamente estabelecidos pelo professor, que se tornarão menos restritivos à medida que o grupo desenvolva sua autonomia. Assim, é preciso que o professor defina claramente as atividades, estabeleça a organização em grupos, disponibilize recursos materiais adequados e defina o período de execução previsto, dentro do qual os alunos estarão livres para tomar suas decisões. Caso contrário, a prática de sala de aula torna-se insustentável pela indisciplina que gera." (P. 66)
III. Verdadeira.
As pessoas que procuram a EJA são de fato pessoas que não tiveram acesso ou não puderam terminar os seus estudos por conta do trabalho na infância ou por não ter acesso, ou seja, pessoas de renda econômica mais baixas.
Portanto, estão corretas as afirmativas II e III, apenas.
Gabarito: D