SóProvas


ID
5137966
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ministro Andreazza - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Segurança

Na Prefeitura de Ministro Andreazza, o Vigia é o responsável pela guarda e vigilância dos prédios próprios municipais e suas imediações, além de outros
equipamentos municipais; exerce a vigilância de edifícios públicos municipais, adotando providências tendentes a evitar roubos, furtos, incêndios e outras danificações na área de sua guarda; orienta o público, fornecendo informações sobre localização de dependências ou atribuições de pessoas, quando necessário; sem falar nas atividades de conservação predial. O Vigia é, realmente, um profissional que merece destaque na administração pública.

Para que se obtenha o fogo, é necessário que se tenha os três elementos essenciais em quantidades suficientes e em condições propícias. O elemento que queima, o que alimenta o fogo, e aquele pelo qual o fogo se propaga é denominado:

Alternativas
Comentários
  • CONCEITO DO FOGO

    Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos.

    Os elementos que compõem o fogo são:

    Combustível, comburente (oxigênio), calor e reação em cadeia;

    COMBUSTÍVEL: é todo material que queima.

    São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos e os líquidos se transformam primeiramente em gás pelo calor e depois inflamam.

    Exemplos: Sólidos como a madeira, o papel, o tecido, o algodão, etc. 

    Líquidos, que se dividem em voláteis – são os que desprendem gases inflamáveis à temperatura ambiente. Ex.:álcool, éter, benzina, etc.

    E os não voláteis – são os que desprendem gases inflamáveis à temperaturas maiores do que a do ambiente. Ex.: óleo, graxa, etc. 

    Os gasosos são: Butano, propano, etano, etc. 

    COMBURENTE(Oxigênio): é o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo. Compõe o ar atmosférico na porcentagem de 21%, sendo que o mínimo exigível para sustentar a combustão é de 16%.

    O CALOR é uma forma de energia. É o elemento que dá início ao fogo, é ele que faz o fogo se propagar.

    Pode ser uma faísca, uma chama ou até um super aquecimento em máquinas e aparelhos energizados.

    REAÇÃO EM CADEIA: Os combustíveis, após iniciarem a combustão, geram mais calor. Esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma transformação em cadeia ou reação em cadeia, que, em resumo, é o produto de uma transformação gerando outra transformação. FONTE: http://www.sgc.goias.gov.br/upload/arquivos/2017-03/manualcombateincendio.pdf