SóProvas


ID
5138389
Banca
CEPERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização em países capitalistas de industrialização tardia se caracterizou pela migração de um grande contingente populacional para as cidades, que cresceram de forma muito rápida. Entretanto, o setor industrial revelou-se incapaz de absorver a demanda de trabalhadores vindos do campo, o que gerou a formação de um enorme setor informal.

O quadro descrito acima levou a um importante processo presente na urbanização de países pobres denominado:

Alternativas
Comentários
    • A segregação urbanatambém chamada de segregação socioespacial – refere-se à periferização ou marginalização de determinadas pessoas ou grupos sociais por fatores econômicos, culturais, históricos e até raciais no espaço das cidades. No Brasil, alguns exemplos de segregação urbana mais comuns são a formação de favelas, habitações em áreas irregulares, cortiços e áreas de invasão. GABARITO!!!

    • '' robotização nas indústrias '' - as indústrias estão, cada vez mais, introduzindo robôs no processo produtivo. Essas máquinas são programadas para executar movimentos rápidos, padronizados e eficazes, aumentando, assim, a produção final. Porém, as consequências são drásticas para os trabalhadores, pois esse fenômeno agrava o desemprego.

    • Metropolização é o processo de crescimento urbano de uma cidade e sua constituição como centralidade de uma região metropolitana, isto é, de uma área composta por vários municípios que congregam a mesma dinâmica espaço-territorial. A metrópole passa a ser vista como a zona na qual as demais cidades tornam-se dependentes e interligadas economicamente. Entre os exemplos de metrópoles no Brasil, temos as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e muitas outras.

    Fontes:

    https://brasilescola.uol.com.br/

    https://mundoeducacao.uol.com.br/

  • Um dos mais famosos efeitos da segregação:

    Gentrificação = mudança do perfil social/econômico movida pela iniciativa privada ou publica = sai o pobre entra o rico

  • Traz a ideia de pertencimento de lugar, pertencimento não físico, mas sim socioespacial