SóProvas


ID
5140996
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, o termo que se usa no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito de preço líquido de venda utilizado no contexto dos ativos, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Segundo a NBC TSP Estrutura Conceitual:

    7.82 O custo de liberação é o termo utilizado no contexto dos passivos para se referir ao mesmo conceito de preço líquido de venda utilizado no contexto dos ativos. O custo de liberação se refere ao montante que corresponde à baixa imediata da obrigação. O custo de liberação é o montante que o credor aceita no cumprimento da sua demanda, ou que terceiros cobrariam para aceitar a transferência do passivo do devedor. Quando há mais de um modo de garantir a liberação do passivo, o custo de liberação é aquele que representa o menor montante - isso é consistente com a abordagem para os ativos, em que, por exemplo, o preço líquido de venda não refletiria o montante que deveria ser recebido na venda a sucateiro, caso o preço maior pudesse ser obtido na venda para o comprador que utilizaria o ativo.

    Disponível em: <https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCTSPEC.pdf>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • As bases de mensuração do Ativo, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e Técnicas aplicadas ao Setor Públicos (NBC TSP) são:

    1 - Custo Histórico

    2 - Valor de Mercado

    3 - Custo de Reposição ou substituição

    4 - Preço líquido de venda

    5 - Valor em uso

    Já as bases de mensuração do passivo são:

    1 - Custo histórico

    2 - Custo de cumprimento da obrigação

    3 - Valor de mercado

    4 - Custo de liberação

    5 - Preço presumido

    OBS: PREÇO LÍQUIDO DE VENDA = APLICÁVEL A ATIVOS. CUSTO DE LIBERAÇÃO = APLICÁVEL A PASSIVOS!

    OBS²: CUSTO DE REPOSIÇÃO: APLICÁVEL A ATIVOS PREÇO PRESUMIDO: APLICÁVEL A PASSIVOS