SóProvas


ID
5144425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O clima da região onde hoje se localiza o Distrito Federal foi um dos fatores determinantes para a escolha do local de construção da nova capital do Brasil. A respeito das características do clima do Distrito Federal, julgue o item seguinte.


O clima do Distrito Federal apresenta dois períodos distintos: um seco e outro chuvoso, definidos, principalmente, em função da atuação das massas de ar tropical atlântica e polar atlântica.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Os sistemas de circulação atmosférica que atuam no Centro-Oeste, associados à posição geográfica do Distrito Federal, permitem observar na região dois períodos marcantes, um seco, e outro úmido. Segundo Barros (2003), de maneira geral pode-se dizer que o período compreendido entre os meses de maio a setembro (seco) possui as seguintes características: intensa insolação, pouca nebulosidade, forte evaporação, baixos teores de umidade no ar, pluviosidade reduzida e grande amplitude térmica (máximas elevadas e mínimas reduzidas).

    O inverso se dá no semestre outubro a abril (úmido): a insolação se reduz, a nebulosidade aumenta, diminui a evaporação, os teores de umidade do ar aumentam, a pluviosidade se intensifica e a amplitude térmica moderadamente reduz-se, pois as máximas mantêm-se e as mínimas elevam-se.

    Fonte: Revista Brasileira de Geografia Física V. 08 N. 05 (2015) 1435-1453

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • GAB: CERTA

    1. De acordo com a classificação de Strahler, o clima do Distrito Federal é o mesmo de toda a região Centro-Oeste, ou seja, clima tropical semiúmido, com duas estações bem definidas:
    2. o verão, caracterizado por um período de chuvas que se estendem de outubro a abril, e o inverno, caracterizado por um período de secas que se estendem de maio a setembro.
    3. Identifica duas estações distintas: quente e úmida – de outubro a abril, e seca – de maio a setembro, sendo julho o mês mais frio do ano.

    Fonte: PDF estratégia C.

  • Certo

    O clima da região onde hoje se localiza o Distrito Federal foi um dos fatores determinantes para a escolha do local de construção da nova capital do Brasil. A respeito das características do clima do Distrito Federal, julgue o item seguinte.

    O clima do Distrito Federal apresenta dois períodos distintos: um seco e outro chuvoso, definidos, principalmente, em função da atuação das massas de ar tropical atlântica e polar atlântica.

    O clima predominante no Distrito Federal é o tropical de altitude. Esse tipo climático é caracterizado pela ocorrência de duas estações bem definidas: um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco. A dinâmica de atuação das massas de ar tropical atlântica e polar atlântica no verão e no inverno é a principal responsável por essas características climáticas no Distrito Federal.

    JUSTIFICATIVA DO CESPE PARA A MANUTENÇÃO DO GABARITO (CERTO):

    O clima do Distrito Federal é classificado como Clima Tropical do Brasil Central com quatro a cinco meses secos. Apresenta como principal característica uma redução dos totais pluviométricos durante a estação de inverno, devido, principalmente, à atuação constante da massa Tropical Atlântica (mTa), que impede a formação de chuvas. As chuvas são, geralmente, concentradas no verão, oriundas de convecção térmica local. Esse processo de convecção e formação das nuvens de chuva só é possível pois a umidade presente é oriunda da Amazônia, transportada pela massa Equatorial Continental (mEc). O outro processo formador da maior parte das chuvas, no verão, é a frontogênese, ou seja, sistemas frontais produzidos pelo encontro das massas Polar Atlântica (mPa) e Tropical Atlântica (mTa).

  • certa

    A RIDE apresenta dois tipos de clima: 

    • Tropical de Savana (Tropical de estações úmida e seca ou ainda Tropical Alternadamente Úmido e Seco): Com médias superiores a 18º C nos dias mais frios; e 
    • Tropical de Altitude: Com médias inferiores a 18º C nos dias mais frios.

    O clima do Distrito Federal tem duas estações bem definidas: 

    • Uma seca, o chamado inverno seco (de maio a setembro); e 
    • Outra chuvosa, o chamado verão chuvoso (de outubro a abril).

    Prof. Danuzio Neto

  • Minha contribuição.

    Clima do Distrito Federal

    De acordo com a classificação de Strahler, o clima do Distrito Federal é o mesmo de toda a região Centro- Oeste, ou seja, clima tropical semiúmido, com duas estações bem definidas: o verão, caracterizado por um período de chuvas que se estendem de outubro a abril, e o inverno, caracterizado por um período de secas que se estendem de maio a setembro. As temperaturas médias anuais são de 21°C, que variam conforme a altitude. O índice de chuvas atinge, aproximadamente, 1.700 mm ao ano.

    Verão

    De outubro a abril, ocorre a estação chuvosa; 80% do total de chuvas anuais se concentram nessa estação. A umidade relativa do ar é sensivelmente elevada, bem como a temperatura. É importante observar que, mesmo em se tratando de um período chuvoso, pode ocorrer o que se denomina comumente de “veranico”, isto é, um curto período de estiagem, sem chuvas. Predomina a atuação da massa de ar equatorial continental (mEc), quente e úmida, com origem na Amazônia.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Inverno

    Há uma tendência natural de secas rigorosas já que, no inverno, a porção central do Brasil fica sob influência da massa de ar polar atlântica (mPa), cujo ramo que chega à parte central do país perde umidade e faz as temperaturas médias baixarem sensivelmente, com noites frias e aumento das temperaturas durante o dia. A perda de umidade explica as baixas umidades relativas e a secura nos meses de maio a setembro.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Brasília é influenciada por três grandes massas de ar: mTa, mTc e mPa

    mTa (massa tropical atlântica) - traz as chuvas (verão)

    mPa (massa polar ártica) - traz o frio e o clima seco (inverno)

    mTc (massa tropical continental) - traz o calor e o clima seco (verão)

    Tendo isso em vista, conclui-se que Brasília tem como clima predominante Tropical de Altitude ou Semitípico

    -> Chuvas FORTES com tempo QUENTE

    -> Inverno SECO e AMENO (é mais seco que o deserto do Saara)

    Gabarito: CERTO

  • Se você é visitante e está decidido a conhecer Brasília entre maio e setembro, principalmente no inverno, prepare-se para a baixa umidade e dias mais quentes. A seca por aqui chega a durar cinco meses.

    Clima: tropical semiúmido.

    Tropical de altitude - Ex.: Planaltina e Sobradinho.

    O período com mais chuvas, geralmente fortes e de curta duração, é entre o fim da primavera e o fim do verão, de outubro ao início de maio, quando a umidade relativa do ar é mais alta (com mais de 70%) e deixa a cidade mais verde.

  • Vou até anotar !!!

  • Meu material fala massa EQUATORIAL CONTINENTAL e POLAR ATLÂNTICA e não TROPICAL ATLÂNTICA.

    Não vi ninguém fazendo essa observação.

    Conforme comentário postado aqui, o cespe fez a seguinte justificativa:

    O clima do Distrito Federal é classificado como Clima Tropical do Brasil Central com quatro a cinco meses secos. Apresenta como principal característica uma redução dos totais pluviométricos durante a estação de inverno, devido, principalmente, à atuação constante da massa Tropical Atlântica (mTa), que impede a formação de chuvas. As chuvas são, geralmente, concentradas no verão, oriundas de convecção térmica local. Esse processo de convecção e formação das nuvens de chuva só é possível pois a umidade presente é oriunda da Amazônia, transportada pela massa Equatorial Continental (mEc). O outro processo formador da maior parte das chuvas, no verão, é a frontogênese, ou seja, sistemas frontais produzidos pelo encontro das massas Polar Atlântica (mPa) e Tropical Atlântica (mTa)

    RESUMINDO: No inverno, há a seca provocada pela mTa; no Verão, há chuvas provocadas pela umidade da mEc e pelo encontro das massa mPa e mTa.

    Foi isso que entendi, mas tô voando pq no estratégia não fala assim; no direção sequer cita as massas...

  • Essa é pra estrar nos resumos, com certeza outras provas irão voltar a esses temas que nenhum curso abordou.

  • As massas de ar que predominantemente influenciam o clima do Distrito Federal são:

    1) tropical atlântica = quente e úmida / “no verão atua mais nos estados das regiões sudeste e sul. Já no inverno, pode atingir também as regiões nordeste e centro-oeste” (Fonte: .)

    2) polar atlântica = fria e úmida / atua no inverno nos estados de Sul e Sudeste, podendo chegar à Amazônia. Brasília e DF estão a meio caminho, e portanto são atingidas por estas frentes frias que vêm da Antártida.

    O gabarito é considerado “certo” porque, apesar das duas frentes citadas serem úmidas, o fluxo e refluxo dessas frentes frias ou quentes podem trazer ou retrair a pluviometricidade.

  • Qual a necessidade disso, Cespe?
  • Vamos solicitar comentário do professor nessas questões... se é que existe professor que ministre essa matéria aqui no Qc. rs

  • Clima: o clima no DF, de acordo com a classificação de Köppen, é predominantemente tropical de altitude, onde são identificadas duas estações distintas: quente e úmida – de outubro a abril, e seca – de maio a setembro, sendo julho o mês mais frio do ano. De acordo com a altitude, os tipos de clima do DF podem ser classificados em: Tropical: temperatura média do mês mais frio é superior a 18º C, ocorre nos locais com cotas altimétricas abaixo de 1.000 m, nas bacias hidrográficas do São Bartolomeu, Preto, Descoberto e Maranhão; Tropical de Altitude I: temperatura média do mês mais frio é inferior a 18º C e superior a 22º C no mês mais quente, correspondendo à unidade geomorfológica do Pediplano de Brasília, que abrange as altitudes entre 1.000’ e 1.200 m; Tropical de Altitude II: temperatura média do mês mais frio é inferior a 18º C, e no mês mais quente inferior a 22º, abrangendo as áreas com cotas altimétricas acima de 1.200 m, que correspondem à unidade geomorfológica Pediplano Contagem-Rodeado.

    Fonte: Alfacon

    Professor: Ítalo Trigueiro

  • O clima do Distrito Federal é classificado como Clima Tropical do Brasil Central com quatro a cinco meses secos. Apresenta como principal característica uma redução dos totais pluviométricos durante a estação de inverno, devido, principalmente, à atuação constante da massa Tropical Atlântica (mTa), que impede a formação de chuvas. As chuvas são, geralmente, concentradas no verão, oriundas de convecção térmica local. Esse processo de convecção e formação das nuvens de chuva só é possível pois a umidade presente é oriunda da Amazônia, transportada pela massa Equatorial Continental (mEc). O outro processo formador da maior parte das chuvas, no verão, é a frontogênese, ou seja, sistemas frontais produzidos pelo encontro das massas Polar Atlântica (mPa) e Tropical Atlântica (mTa)

    RESUMINDO: No inverno, há a seca provocada pela mTa; no Verão, há chuvas provocadas pela umidade da mEc e pelo encontro das massa mPa e mTa.

  • clima do Distrito Federal tem duas estações bem definidas: 

    • Uma seca, o chamado inverno seco (de maio a setembro); e 
    • Outra chuvosa, o chamado verão chuvoso (de outubro a abril).

    Gabarito: Certo

  • Gabarito: CERTO

    O comentário será extenso e muitos não gostam, mas espero ajudar:

    Massa Tropical Atlântica: segundo Monteiro (1963), frequentemente a região Centro-Oeste é dominada pela massa Tropical Atlântica (Ta) que, devido à ação do anticiclone semifixo do Atlântico Sul, tem uma atuação bastante relevante durante o ano todo. No verão, a massa torna-se inferiormente instável devido ao aquecimento basal que sofre ao entrar em contato com o continente (chuvas e calor). Durante o inverno, o resfriamento basal aumenta a estabilidade superior, contribuindo, assim, para a ocorrência de tempo estável (frio e seco).

    [...] No inverno as temperaturas tornam-se mais amenas do que em qualquer outra estação no decorrer do ano. É nesse período que a seca tem seu período mais agravante no Centro-Oeste, podendo a estiagem durar até mais de 05 meses. Tal fenômeno é explicado pelo Anticiclone Semifixo do Atlântico Sul, que tem como sua característica principal ar estável por praticamente todo o Centro Oeste. No inverno a pluviosidade varia em toda a Região entre 250 mm e 350 mm (INMET, 2009).

    Massa Polar Atlântica: no mês de maio, início do inverno, tem-se um maior número de frentes frias, devido à atuação da massa Polar Atlântica, também responsável pela formação de nevoeiros [...]. Desta forma, pode-se concluir que na região Centro-Oeste predominam temperaturas elevadas na primavera-verão, enquanto o inverno, embora sujeito a máximas diárias elevadas, é uma estação mais caracterizada por temperaturas amenas e frias, que ocorrem em função da latitude, da altitude e da maior participação da massa polar.

    Resumindo: durante todo o ano, há participação de ambas as massas no clima do Distrito Federal, a mTA tem influência tanto no verão como no inverno. E a mPA tem maior participação no inverno. Portanto, a questão está correta ao dizer que "O clima do Distrito Federal apresenta dois períodos distintos: um seco e outro chuvoso, definidos, principalmente, em função da atuação das massas de ar tropical atlântica e polar atlântica.", pois o examinador não restringiu a atuação das massas a épocas específicas, apenas disse que ambas atuam no clima do DF.

    Fonte: Artigo "A influência do clima e do tempo do Centro-Oeste do Brasil nas condições de voo na região." por Juliana Ramalho Barros - Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - e Juan Carlos da Silva Balero - Bacharel em Ciências Aeronáuticas.

  • A RIDE apresenta dois tipos de clima: 

    • Tropical de Savana (Tropical de estações úmida e seca ou ainda Tropical Alternadamente Úmido e Seco): Com médias superiores a 18º C nos dias mais frios; e 
    • Tropical de Altitude: Com médias inferiores a 18º C nos dias mais frios.

    clima do Distrito Federal tem duas estações bem definidas: 

    • Uma seca, o chamado inverno seco (de maio a setembro); e 
    • Outra chuvosa, o chamado verão chuvoso (de outubro a abril).

    Prof. Danuzio Neto

  • Gab. C

    Questão 60. No verão predomina a massa de ar equatorial continental, quente e úmida, com origem na Amazônia; enquanto no inverno predomina a massa de ar polar atlântica, de aspecto frio e seco.

    Justificativa. A massa Equatorial Continental (mEc), cujo centro de origem está na planície amazônica, é quente e úmida. Durante o verão, essa massa atinge a região Centro-Oeste, provocando elevação da temperatura, e também sendo responsável pelo aumento da umidade e das precipitações.

    A massa Polar Atlântica (mPa) atua mais intensamente no inverno, é formada pelo Anticiclone Polar Atlântico, e tem como características a baixa temperatura, grande amplitude térmica e pressão atmosférica em elevação. Correta.

    Fonte: Comportamento Térmico do Distrito Federal em situação sazonal de inverno em 2011. 

    ———————————————————————————————————————————————————

    Questão 83. O clima seco do Distrito Federal origina-se da frontogênese — sistemas frontais produzidos pelo encontro das massas Polar Atlântica e Tropical Atlântica —, o que reflete na redução dos totais pluviométricos durante a estação. 

    Questão 84. Tanto a frontogênese quanto a umidade oriunda da Amazônia — transportada pela massa Tropical Atlântica — atuam no processo de formação das chuvas do Distrito Federal.  

    Questão 86. A redução dos totais pluviométricos durante a estação de inverno é devido a principalmente à atuação constante da massa tropical atlântica, que impede a formação de chuvas. 

    ———————————————————————————————————————————————————

    Justificativas. O clima do Distrito Federal é classificado como Clima Tropical do Brasil Central com quatro a cinco meses secos.

    Apresenta como principal característica uma redução dos totais pluviométricos durante a estação de inverno, devido, principalmente, à atuação constante da massa Tropical Atlântica (mTa), que impede a formação de chuvas.

    As chuvas são, geralmente, concentradas no verão, oriundas de convecção térmica local. Esse processo de convecção e formação das nuvens de chuva só é possível pois a umidade presente é oriunda da Amazônia, transportada pela massa Equatorial Continental (mEc).

    O outro processo formador da maior parte das chuvas, no verão, é a frontogênese, ou seja, sistemas frontais produzidos pelo encontro das massas Polar Atlântica (mPa) e Tropical Atlântica (mTa). 

    ———————————————————————————————————————————————————

    Durante a longa preparação da PGDF, elaborei questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal, colei algumas das 350 questões inéditas do PDF. Nota: as questões foram baseadas na última tendência Cespe, como TC-DF.

    (Envio 60 questões como Amostra da LC 840/11 | LODF | Conhecimentos sobre o DF, basta enviar "Quero Amostra" no e-mail: questineditas@outlook.com)