SóProvas


ID
5144434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acerca da dinâmica histórica, geográfica e econômica do Distrito Federal, julgue o item a seguir.


A ideia da transferência da capital federal para o centro do Brasil é bastante antiga: no final do século XVIII, os inconfidentes mineiros defendiam que a capital se mudasse para São João del-Rei (MG), e, no início do século XIX, o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, propôs uma nova capital — com o nome de Brasília —, que deveria ser situada na atual cidade de Paracatu (MG).

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Pontos relevantes,

    • A atual capital do estado da Bahia, Salvador, foi a primeira capital do Brasil, durante o período de 1549 a 1763, quando foi transferida para o Rio de Janeiro. Por quase dois séculos, até 1960, a atual capital fluminense permaneceu como capital do Brasil. No ano de 1960 foi transferida para Brasília.

    • A primeira sugestão de se mudar a capital para o interior partiu dos Inconfidentes mineiros, em 1789, que pretendiam levá-la para São João del-Rei, “por ser mais bem situada e farta em mantimentos”, e associavam a mudança à implantação do regime republicano. Os inconfidentes não consideravam correta a separação entre o centro político (a capital) e o centro econômico (as Minas Geraes). Entre os inconfidentes aparecia também a preocupação de afastar a capital de um porto marítimo onde ocorriam frequentes tumultos.

    • Após a Independência do Brasil, José Bonifácio continuou a lutar pela mudança da capital. Na Constituinte do Império Brasileiro, em 1823, propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes (MG), com o nome de “Brasília ou Petrópole”. José Bonifácio argumentou que uma nova capital no interior estimularia a economia e o comércio.

    Fonte: PDF 00 ESTRÁTEGIA C.

  • Certo

    As preocupações com a posição da sede administrativa do Brasil, de fato, são bastante antigas e têm dois aspectos fundamentais. Primeiro, tinha uma importante questão estratégica; afinal, por ser litorânea, a cidade do Rio de Janeiro fica exposta ao assédio armado estrangeiro, o que encarece os sistemas de defesa e gera certa insegurança. No interior do continente, a capital estaria protegida pelos acidentes geográficos como as serras atlânticas junto ao litoral. Numa outra frente, havia uma pertinente preocupação com a integração territorial. As proporções continentais do território brasileiro exigiam um esforço de integração para dar maior efetividade à administração pública. No entanto, a concentração das cidades no litoral prejudicava sobremaneira a comunicação com o interior do continente, bem como impunha dificuldades decorrentes da navegação de cabotagem de integração entre as capitanias do Norte com a sede carioca. Ou seja, era necessário, por essa perspectiva, interiorizar o processo de colonização portuguesa na América de maneira mais consistente e organizada.

     

    José Bonifácio de Andrada e Silva, de fato, propôs a interiorização da capital tanto em 1821, quando das Cortes de Lisboa, que votariam a primeira Constituição portuguesa, quanto em 1823, por ocasião da Assembleia Constituinte brasileira. Na segunda oportunidade, José Bonifácio propôs a comarca de Paracatu como marco para a nova capital, à qual propunha dois possíveis nomes: Brasília e Petrópolis. Curiosamente, seria o rio Preto, um afluente do rio Paracatu, a baliza para o limite leste do atual Distrito Federal. No entanto, a Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, desconsideraria inteiramente a possibilidade.

     

    Quanto à Inconfidência Mineira (1789), o tema exige certo cuidado. De fato, havia uma compreensão entre os inconfidentes de que São João del-Rei deveria passar a ser a capital. No entanto, é muito impreciso dizer que isso era uma compreensão sobre a transferência da capital brasileira para o interior; afinal, o projeto emancipacionista do movimento não propunha propriamente a libertação de toda a América portuguesa, estando antes mais concentrada em torno da província das Minas Gerais. Tanto era este o objetivo que os planos dos revoltosos se concentravam na expulsão do governador da capitania, o conde de Barbacena. Ou seja, era óbvio que a interiorização da capital se daria em caso de triunfo do movimento; uma vez que o Rio de Janeiro não era propriamente um alvo dos republicanos mineiros.

  • Certa

    1. 1763: Transferência da Capital do Brasil, da Bahia para o Rio de Janeiro - Rio de Janeiro.
    2. 1789: Inconfidentes Mineiros: Durante a inconfidência Mineira era discutida a interiorização da Capital Federal para a província de São João El-Rey - São João Del Rei-MG.
    3. 1821: José Bonifácio: Texto entregue à Assembleia Geral Constituinte do Império do Brasil - Comarca de Paracatu (fonte: meus resumos)

    No século XVIII, os inconfidentes mineiros propunham, no bojo desse movimento emancipacionista, a transferência da capital para a cidade de São João Del-Rey (1789). Como sabemos, o movimento fracassou, mas a ideia de interiorização da sede do governo não. Ela é retomada pelo jornalista Hipólito José da Costa que, à frente do jornal Correio Braziliense, propõe a mudança da capital nas proximidades do Rio São Francisco (1813). fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/copy_of_museu/exposicoes-2010/exposicao-brasilia-a-ideia-de-uma-capital-a-legislacao-e-o-debate-parlamentar-1549-2010

    José Bonifácio sugeriu que no Planalto Central brasileiro fosse construída a nova capital, que poderia se chamar Petrópolis, em homenagem ao então príncipe Dom Pedro, ou Brasília. Apesar da sugestão do estadista, a primeira constituição imperial, promulgada em 1824, não incorporou a ideia da transferência. A efetiva transformação dessa ideia em projeto de lei e, depois, em lei efetiva, só se deu nos fins do século XIX, já sob a atmosfera política republicana. fonte: https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/a-historia-transferencia-capital-brasileira-para-centro-do-pais.htm

  • Minha contribuição.

     A ideia mudancista

    1749 - Marquês de Pombal / Francesco Tosi Colombina

    1789 - Inconfidentes mineiros - São João Del-Rei

    1808 - Hipólito José da Costa (Correio Braziliense)

    1821 - José Bonifácio - Paracatu dos Príncipes - MG - Brasília / Petrópolis

    1839 - Francisco Adolfo de Varnhagen (Lagoas Fei@, Formosa e Mestre D` Armas)

    1883 - Sonho de Dom Bosco

    1891- A construção da capital federal ficou consolidada na constituição da república. ( 14.000km²)

    1892 - Comissão Exploradora do Planalto Central - Luís Cruls - Quadrilátero Cruls - Glaziou (Lago Paranoá)

    1922- Lançamento da pedra fundamental - Presidente Epitácio Pessoa - Centenário da Independência

    1934-1937 - Novas constituições ( constava a mudança para um PONTO CENTRAL)

    1946- Constituição determinava a mudança para o PLANALTO CENTRAL

    1946 - Comissão de estudos - Djalma Poli coelho propôs 77.254km² , mas aprovou-se 52.000 km² , sendo 5.000 km² para o DF. (PRESIDENTE ERA EURICO GASPAR DUTRA)

    1953 - Comissão de localização chefiado por Aguinaldo Caiado de Castro (PRESIDENTE ERA GETÚLIO VARGAS)

    1954 - Empresa americana Donald Belcher - sítio castanho

    1955 - Comício de JK em Jataí (GO)

    1956 - Juscelino Kubitschek (Novacap)

    1960 - 21 de abril - Brasília é inaugurada

     Fonte: agregando ao excelente comentário da colega Sheinna Rhayan.

     

    Abraço!!!

  • Planejamento e a Ideia da Nova Capital:

    Documentalmente, a primeira sugestão de se mudar a capital para o interior partiu dos inconfidentes mineiros, que pretendiam leva-la para São João Del Rei, "por ser mais bem situada e farta em mantimentos", e associavam a mudança à implantação do regime republicano.

    Após a Independência do Brasil, José Bonifácio continuou a luta pela mudança da capital. Na primeira Constituinte do Império Brasileiro, em 1823, propôs uma instalação da capital na recém criada comarca de Paracatu/MG, com o nome "Brasília ou Petrópole".

    FONTE: Prof. Sergio Henrique (Estratégia Concursos)

    GAB. CERTO

  • Em 1823 José Bonifácio encaminhou à Assembleia Constituinte do Império do Brasil a "Memória sobre a necessidade de edificar no Brasil uma nova capital", sugerindo para sede a comarca de Paracatu em Minas Gerais, com os nomes Petrópole ou Brasília. 

    Obs.: É atribuída ao MARQUÊS DE POMBAL a ideia mais antiga que se conhece de transferir a capital do Brasil para o interior, mas não como sede do governo da colônia, e sim do próprio reino de Portugal.

    Fonte: meu resumo - aulas da Rebecca.

  • Só para acrescentar:

    "Temos de lembrar que Dom Pedro I e sua esposa Imperatriz Leopoldina, quando proclamaram a independência, eram muito jovens (eles não tinham nem 25 anos de idade). José Bonifácio já era um senhor sexagenário que tinha sido ministro e deputado nas cortes portuguesas, que tinha estudado na Europa, feito Mineralogia (que era o curso superior da época). Ele dizia que não adiantava o Brasil proclamar a independência sem abolir a escravatura. Dizia também que tinha de transferir logo a capital, pois, caso Portugal não aceitasse a nossa independência, seria mais fácil para eles atacarem o Rio de Janeiro. Então, por motivação estratégica militar, José Bonifácio sugeriu a transferência da capital para a cidade de Paracatu"

    E ainda:

    "José Bonifácio teve um papel muito importante na escolha do nome da nova capital, ele disse que a nova capital tinha que se chamar Petrópolis, em homenagem ao imperador Dom Pedro I, ou Brasília, que seria a filha do Brasil."

    Fonte: Professor Israel Batista

  • CERTA 

     A Primeira sugestão de mudar a Capital para o interior partiu dos Inconfidentes Mineiros, em 1789, que pretendiam levá-la para São João de Del Rei, pelo motivo de ser mais situada e farta de mantimentos.

    Na primeira constituição no império brasileiro, em 1823, José Bonifácio propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes com o nome de “Brasília ou Petrópolis”.

  • ANOTAR

    Após a Independência do Brasil, José Bonifácio continuou a lutar pela mudança da capital. Na Constituinte do Império Brasileiro, em 1823, propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes (MG), com o nome de “Brasília ou Petrópole”. José Bonifácio argumentou que uma nova capital no interior estimularia a economia e o comércio.

  • CEBRASPE 2019: José Bonifácio propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes (MG), com o nome de “Brasília ou Petrópolis ”. José Bonifácio argumentou que uma nova capital no interior estimularia a economia e o comércio. 

  • Certo.

    José Bonifácio continuou a lutar pela mudança da capital. Na primeira Constituinte no Império Brasileiro, em 1823, propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes (MG), com o nome de Brasília ou Petrópolis.

    Documentadamente, porém, a primeira sugestão de se mudar a capital para o interior partiu dos Inconfidentes mineiros, em 1789, que pretendiam levá-la para São João del-Rei

    .

  • Item Certo

    Após a Independência do Brasil, José Bonifácio continuou a lutar pela mudança da capital. Na primeira Constituinte no Império Brasileiro, em 1823, propôs a instalação da capital da recém-criada comarca de Paracatu, com o nome de “Brasília ou Petrópole”. José Bonifácio argumentou que uma nova capital no interior estimularia a economia e o comércio.

    Fonte: Aula da Professora Rebecca Guimarães - Gran Cursos

  • Certo.

    Em 1789, os inconfidentes mineiros queriam transferir a capital para São João Del Rey, em Minas Gerais, com a alegação de vantagem estratégica (segurança) e demográfica (povoamento do interior).

    Com a proclamação da Independência e a Assembleia Constituinte, José Bonifácio foi mais uma voz a defender a mudança. Ele chegou a sugerir o nome Petrópolis (cidade de Pedro) ou Brasília para a nova capital, que seria erguida na comarca de Paracatu do Príncipe, Minas Gerais. A Constituição de 1824, porém, não incorporou a tese da interiorização da capital.

    Fonte: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/04/18/uma-cidade-sonhada-por-dois-seculos/

  • ANOTAR

    Após a Independência do Brasil, José Bonifácio continuou a lutar pela mudança da capital. Na Constituinte do Império Brasileiro, em 1823, propôs a instalação da capital na recém-criada comarca de Paracatu dos Príncipes (MG), com o nome de “Brasília ou Petrópole”. José Bonifácio argumentou que uma nova capital no interior estimularia a economia e o comércio.

  • Se levar em consideração a História de Brasília, quase todas questões estarão errada. Pq ô trem mais mal contado esse....

    Cada vez que estudo mais, um historiador descobre algo novo

  • Essa foi a única questão dessa disciplina que consegui marcar com certeza nessa prova, e olha que não comecei a estudar ontem. As questões deveriam ser elaboradas para diferenciar quem estudou de quem não estudou. Com essas questões absurdas e que ninguém tem condição de responder, coloca-se todos no mesmo barco, restando prejudicada a finalidade do concurso público. Aguardemos a PCDF..

  • GAB. CERTO

    A ideia da transferência da capital federal para o centro do Brasil é bastante antiga: no final do século XVIII, os inconfidentes mineiros defendiam que a capital se mudasse para São João del-Rei (MG), e, no início do século XIX, o patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, propôs uma nova capital — com o nome de Brasília —, que deveria ser situada na atual cidade de Paracatu (MG).

  • Incrível como mesmo quando a gente não tá estudando tanto, qualquer coisa ajuda, né? Ando super desmotivada e tenho estudado pouquinho... mas sempre quando vou malhar, ouço o Estratégia Cast. Quando li essa questão, eu li com a voz do professor do Estratégia (Leandro Signori), pois me lembrei direitinho dele falando sobre isso e consegui acertar a questão

  •  Francesco Tosi Colombina (1749):

    • Alguns estudiosos atribuem o pioneirismo da ideia de interiorização da capital do Brasil a ele;
    • Cartógrafo italiano a serviço da Coroa portuguesa;
    • Esteve em Goiás em 1749 e elaborou a Carta de Goiás e das Capitanias Próximas, sugerindo a mudança da capital do litoral para a região central do país. 
    • Há indícios históricos que Marquês de Pombal tenha sido o idealizador, tendo Colombina realizado a expedição a seu mando

    Marques de Pombal (1751):

    • Mentor da ideia de Brasília e responsável pela transferência, em 1763, da primeira capital do Brasil, até então Salvador, para o Rio de Janeiro;
    • A justificativa seria que a nova área seria uma região estratégica;
    • A capital localizando-se mais longe do litoral ficaria mais segura a ataques, principalmente, de navios inimigos.

    Inconfidentes Mineiros, liderados por Tiradentes(1789):

    • Reivindicam à Corte de Lisboa fixar a capital em São João Del Rey;
    •  Alegam vantagem estratégica
    • (segurança) e demográfica (povoamento do interior).
    • A data de inauguração de BSB foi em homenagem a Tiradentes);

    Hipólito José da Costa(1813):

    • Fundador do Correio Braziliense,jornalista exilado em Londres, publicou no jornal Correio Braziliense uma tese de defesa para a transferência da capital para o interior central do país, nas cabeceiras dos grandes rios.

    José Bonifácio de Andrada e Silva (1821) 20 de outubro 

    • Sugere, nas "Instruções dos Deputados Paulistas à Corte", que se levante no interior do Brasil uma cidade central para a Corte, na latitude de 15º aproximadamente.
    • Essa latitude foi apontada também pelo sonho de Dom Bosco;
    • Em 1823   propõe, na primeira constituinte do Império Brasileiro, que a Capital do Império seja transferida para a Comarca de Paracatu do Príncipe, Minas Gerais.
    • Sugere os nomes Brasília ou Petrópolis.
    • Bonifácio acreditava que a nova capital no interior estimularia a economia e o comércio.