SóProvas


ID
5150038
Banca
IPEFAE
Órgão
Prefeitura de Águas da Prata - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre recursos hídricos, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:


I - Recursos hídricos são as águas superficiais e subterrâneas disponíveis para uso.

II - As águas superficiais são as águas que escoam ou acumulam na superfície do solo, provem da água das chuvas, são águas túrbidas e com poucos micro-organismos.

III - As águas subterrâneas são as águas que se desaguam no solo e que penetram por gravidade, em camadas mais profundas do subsolo, são mais quentes que as superficiais e possui muita matéria orgânica.

Alternativas
Comentários
  • Queria saber de onde foram tirados esses conceitos.

    I) CORRETO, mas com ressalvas. Para mim, uma definição mais correta tem a ver com a utilização da água como insumo de processo produtivo, daí a denominação de recurso.

    II) INCORRETO. A primeira parte está correta, mas a segunda está errada. Não necessariamente as águas superficiais são turvas. Há vários exemplos de águas cristalinas. A gente pode medir a turbidez da água através do turbidímetro ou ainda utilizar o disco de secci para verificar até onde penetra a luz do sol. O outro erro está em dizer que há poucos microorganismos. Na verdade, os ecossistemas aquáticos são ricos em microorganismos.

    III) INCORRETO. Se elas fossem mais quentes, muito provavelmente seria consideradas águas minerais e já não seriam classificadas como recursos hídricos, mas recurso mineral. Também elas estão em um ambiente livre de matéria orgânica.

  • Se tivesse outra alternativa, eu marcaria E) Nenhuma das alternativas rs

  • Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.