-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimento sobre os tipos de inventários. A alternativa a ser marcada como correta deverá nos apresentar o inventário que tem como característica ser realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que permitirá, dentre outros:
Os tipos de Inventários Físicos são:
- Anual/periódico – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
- Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade;
- De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora;
- De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora;
- Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
Tendo visto acima quais são os tipos de inventários físicos existentes, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte: Instrução Normativa 205/1988 da Secretária de Administração da Presidência da República.
-
Gab. B.
A título de conhecimento, existe também a figura do INVENTÁRIO ROTATIVO ou DE CONTAGEM CÍCLICA, o qual é efetuado no decorrer do ano fiscal da organização, sem interrupção das atividades operacionais, concentrando-se em grupos de itens em determinados períodos, podendo ser semanais, mensais, trimestrais ou quando necessário. Vide a Q1013025.
-
Letra B
IN no 205 de 1988 da Sedap. Para este normativo, os inventários podem ser de cinco tipos:
Os tipos de Inventários Físicos são:
a) anual – destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício – constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
b) inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identicação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
c ) de transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
d) de extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora. e) Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
-
Gabarito B
A. inicial. → criação de uma unidade gestora, identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
B. eventual. → realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
C. de extinção ou transformação. → quando da extinção ou transformação da unidade gestora.
D. anual. → comprova a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício, constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
E. de transferência de responsabilidade. → quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
fonte: pdf Estratégia - Inventários físicos