B) Ocorrem de forma simultânea com o efeito principal, que às vezes limita o uso do fármaco. resposta nociva e indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem.
C) São os que não ocorrem simultaneamente ao efeito principal, decorrentes da ação do fármaco em outros sítios do organismo, mas sim em consequência do próprio efeito principal e dependentes da sua composição molecular específica ou da sua farmacocinética.
D) Reação qualitativamente diferente da esperada na maioria dos indivíduos, com mecanismos
ainda não bem compreendidos, admitindo-se que possam estar relacionados com características genéticas. A resposta idiossincrásica pode evidenciar-se por sensibilidade extrema às doses baixas ou por insensibilidade extrema às doses altas dos compostos químicos.
E) Reação que pode ocorrer após o uso prolongado de certos fármacos, especialmente os que atuam no sistema nervoso central.
Fonte: Andrade.
a. CERTA. Hipersensibilidade – compreende reações cuja intensidade não está relacionada com a dose administrada. Estima-se que 5% dos adultos apresentem pelo menos uma alergia a medicamento, embora muitos indivíduos acreditem incorretamente serem alérgicos a medicamentos.
B. Efeitos colaterais – São os que ocorrem de forma simultânea com o efeito principal. Ocorrem de forma simultânea com o efeito principal, que às vezes limita o uso do fármaco. resposta nociva e indesejável, não intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem.
C. Efeitos secundários ou reações com alvos alternativos (off target) – São os que não ocorrem simultaneamente ao efeito principal, decorrentes da ação do fármaco em outros sítios do organismo, mas sim em consequência do próprio efeito principal e dependentes da sua composição molecular específica ou da sua farmacocinética.
D. Idiossincrasia – Reação qualitativamente diferente da esperada na maioria dos indivíduos, com mecanismos ainda não bem compreendidos, admitindo- -se que possam estar relacionados com características genéticas. A resposta idiossincrásica pode evidenciar-se por sensibilidade extrema às doses baixas ou por insensibilidade extrema às doses altas dos compostos químicos.5 Um exemplo de idiossincrasia seria a toxicidade por anestésicos locais do grupo éster em pacientes com baixa atividade das colinesterases plasmáticas.
e. Tolerância – Reação que pode ocorrer após o uso prolongado de certos fármacos, especial�mente os que atuam no sistema nervoso cent