-
RSA = números primos
ElGamal = curvas elípticas
-
RSA
- O funcionamento baseia-se na dificuldade computacional de se fatorar número inteiro grande. Quanto maior a chave, maior a segurança e menor a velocidade de execução
- Tamanho das chaves varia de 512 a 2048 bits
- É considerado um dos algoritmos mais seguros e o primeiro a possibilitar a assinatura digital
- Assimétrico, usa duas chaves: uma para encriptação e outra para decriptação
-
RSA algoritmo de criptografia assimétrica. Criptografia assimétrica é realmente mais demorada.
-
CERTO
Com o RSA eu tenho duas chaves: uma pública e uma privada. A chave pública, como nome diz, eu posso distribuir livremente; qualquer pessoa pode usar a minha chave publica para criptografar uma mensagem para mim. Entretanto, só é possível descriptografar a mensagem usando a minha chave privada, que eu mantenho
em segredo. A Criptografia RSA utiliza números primos grandes e que talvez mesmo não sabendo a utilizamos em nosso dia a dia.
Fonte: Cisco.com
-
A segurança do algoritmo de criptografia RSA baseia-se na dificuldade de fatorar números INTEIROS grandes.
Para fatorar um número primo é bem simples, ele próprio é o único fator!!! Ninguém recorre das questões mesmo...
-
Certo
O algoritmo de chave pública mais conhecido é o RSA. Esse algoritmo criptográfico utiliza a fatoração de números primos grandes para proteger as informações. De uma forma bastante geral, a geração das chaves é feita a partir de dois números primos, que passam por uma série de cálculos até que se chegue às chaves pública e privada. Além do algoritmo RSA, podemos citar também o DSA e o ECC.
Fonte: PDF Alfacon.
-
Como já mencionado, o RSA também é comutativo e pode ser utilizado para a geração de assinatura digital. A matemática é a mesma, há uma chave pública e uma chave privada, e a segurança do sistema baseia se na dificuldade da fatoração de números grandes.
Resposta: Certo
-
Gab: CERTO
Questão semelhante já caiu na prova da Polícia Federal de 1997 (isso mesmo).
#55113 - CESPE/Perito Criminal Federal/Área 3/1997
Em criptografia de chave pública existe uma regra para cifrar: C, e uma regra para decifrar: D. Tendo como base as características que definem tal sistema criptográfico, julgue o item que se segue.
E o sistema cripto de chave pública RSA tem sua segurança alicerçada na dificuldade de se fatorar números inteiros muito grandes. Gab: CERTO
-
"A segurança do algoritmo de criptografia RSA baseia-se na dificuldade de fatorar números primos grandes."
Do jeito que colocaram essa assertiva passa uma outra interpretação.
A pessoa leu e podia interpretar o seguinte: "fatorar números primos grandes, só dá por 2 divisores, porque o número primo só é divisível por 1 e por ele mesmo."
"O enunciado está falando em fatorar números inteiros grandes em fatores primos."
-
Trata-se de uma questão sobre criptografia.
O comando da questão afirma que a segurança do RSA se baseia na dificuldade de fatorar números primos grandes.
O RSA é formado basicamente por 2 números primos grandes que são multiplicados. Para se "quebrar" precisa-se fatorar esse número que foi produto de 2 números primos.
Gabarito do Professor: CERTO.