SóProvas


ID
5154925
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Xinguara - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O conceito de clientelismo, muito aplicado na história da república brasileira, se refere a um fenômeno social que relaciona “poder” e “dependência”. Acerca do assunto, analise as afirmativas que seguem:

I. O fenômeno social citado acima, se construiu na antiga República Romana onde inúmeros camponeses, despojados de suas terras, emigravam para a cidade onde seriam clientes das famílias ricas ou iriam engrossar a massa de desocupados, pobres e famintos.
II. Dentre os fatores que favoreceram a prática do clientelismo no Brasil colonial podemos citar a estruturação da sociedade patriarcal fundamentada na posse da terra e de escravos, na qual os parentes pobres, pequenos proprietários e prestadores de serviços dependiam da proteção dos grandes senhores, de quem se tornavam clientes, em troca de fidelidade e obrigações.
III. A concentração do poder econômico nas mãos dos grandes “coronéis”, que também assumiam grande poder político, favoreceu bastante a prática do clientelismo durante a República Velha no Brasil.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • clientelismo é uma relação de troca de favores entre o cidadão e o político. Sua origem se remonta a República Romana e pode ser encontrado em várias esferas de poder do governo.

    Atualmente, o clientelismo pode ser entendido como um intercâmbio de votos por favores entre eleitores e políticos. Normalmente, isto acontece em sociedades onde a desigualdade social é muito grande e gera governos populistas. No Brasil temos uma grande quantidade de exemplos de clientelismo que vão desde a compra de votos à distribuição de benefícios somente na época das eleições.

    GAB A

  • Todas as afirmações são parecidas, mais fiquei com dúvida se foi no império Romano e marquei a D.
  • O termo é originalmente aplicado par a Roma antiga, mas não conforme o processo descrito ali. Havia clientelismo entre homens novos (como Cícero) e setores aristocráticos mais antigos (todos urbanos, e muitas vezes não tendo qualquer relação com camponeses que foram expulsos de suas terras). Gostaria muito que essa banca informasse sua bibliografia, porque toda essa prova traz coisas que só essa banca viu. Não encontro respaldo historiográfico para pelo metade dessa prova.