SóProvas


ID
515566
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A propósito do paralelismo entre as diferentes instituições de custódia de documentos, considere as afirmativas abaixo.

I. A diferença entre o material de biblioteca e o de arquivo independe de técnica de registro, suporte ou formato.

II. Ao museu histórico devem ser recolhidos os documentos de arquivo de valor permanente.

III. Ao contrário dos arquivos, museus e centros de documentação formam seus acervos por meio de coleções.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • "Vamos analisar cada um dos itens:

    I. Certa. O que torna os acervos de uma biblioteca diferente é a origem do documento, os métodos, o gênero etc. Pouco importa como o documento vai ser registrado (se em fichas de papel, base de dados eletrônicas etc), tampouco importa o suporte ou formato (se é em papel, em CD, em DVD).

    II. Errada. Ao museu são recolhidas peças de valor permanente. Os arquivos de valor permanente devem ser recolhidos ao arquivo.

    III. Certa. Os arquivos formam seus acervos em virtude de uma atividade específica, enquanto museus e bibliotecas formam seus acervos através de coleções.

    GABARITO: E"

    Professor Wagner Rabello Jr.
  • Não concordo com a questão três porque Centros de Documentação também comportam documentos arquivísticos e documentos arquivísticos não são colecionáveis e sim são acumulados no decorrer das atividades orgânicas da instituição.

  • Vamos analisar item a item:

    I - Correto. A técnica de registro (maneira como a informação é adicionada ao suporte), o suporte (material físico do documento) e o formato (configuração física do suporte) não são elementos que diferenciam os documentos de arquivo dos de biblioteca. Um documento escrito à mão, no suporte papel em formato de caderno, por exemplo, pode existir em ambos. O que pode diferenciar esses documentos são a origem e o emprego dos mesmos.

    II - Incorreto. Os documentos de arquivo devem permanecer sempre no arquivo. Para os documentos históricos existe o arquivo permanente, cuja finalidade é justamente disponibilizar os documentos  históricos para a os pesquisadores. No museu devem ser guardados documentos próprios de museus.

    III - Correto, Somente o arquivo forma seu acervo por meio de acumulação (reunião de documentos produzidos pela própria instituição). Os demais órgãos de documentação formam seus acervos por meio de coleção (reunião de documentos que foram produzidos por diversas pessoas e instituições)

    Portanto estão corretas somente as afirmativas I e III, tornando a alternativa de letra "E" a resposta da questão.

    Gabarito: Letra E.

  • I. A diferença entre o material de biblioteca e o de arquivo é a organicidade das informações. Nos arquivos, os documentos são acumulados naturalmente no decorrer das atividades da instituição. Nas bibliotecas, não há organicidade porque os livros são colecionados. Essas características independem da técnica de registro, suporte, formato, gênero, espécie, forma e qualquer outra característica que não seja a organicidade ou a ausência dela. Questão correta!

    II. Os documentos de valor permanente devem ser recolhidos às instituições arquivísticas públicas competentes e não a museus históricos (vamos aprender sobre esse recolhimento posteriormente). Questão errada!

    III. Essa questão é um pouco polêmica. Os museus realmente formam seus acervos por meio de coleções. Já os centros de documentação comportam documentos arquivísticos, biblioteconômicos e museológicos. Os documentos de arquivos não são colecionados e sim acumulados naturalmente no decorrer das atividades, o que invalidaria a questão. Porém, a banca considerou o item como correto e a gente precisa aguardar novos posicionamentos para entender essa marmota.

    GABARITO: E