SóProvas


ID
515662
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde: Todo ambiente onde circulam pacientes que produzam aerossóis contendo M. tuberculosis oferece algum risco de transmissão. Isso decorre do fato de que

I. a transmissão da tuberculose se faz por via respiratória, pela inalação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um doente com tuberculose ativa de vias aéreas, salvo raríssimas exceções.

II. quanto maior a intensidade da tosse e a concentração de bacilos no ambiente e quanto menor a ventilação deste ambiente maior será a probabilidade de infectar os circunstantes.

III. a transmissibilidade diminui rapidamente, em duas a três semanas, com o início do tratamento adequado e uso correto de medicamentos antituberculose em pacientes infectados com cepas sensíveis.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Passiva de recurso. A precaução é por aerossóis mas a transmissão é por gotículas.
  • Gabarito: letra c

    MEDIDAS DE CONTROLE DA TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE EM SERVIÇO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA (SAE)

    Todo ambiente onde circulam pacientes que produzam aerossóis contendo Mycobacterium tuberculosis (bacilo da tuberculose) oferece algum risco de transmissão. Para diminuí-lo é preciso considerar alguns pressupostos:

    ==>A transmissão da tuberculose se faz por via respiratória, pela inalação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de um doente com TB ativa de vias aéreas, salvo raríssimas exceções (BRASIL, 2011).

    ==>Quanto maior a intensidade da tosse e a concentração de bacilos no ambiente e quanto menor a ventilação desse ambiente, maior será a probabilidade de infectar os circunstantes (BRASIL, 2011).

    ==>Com o inicio do tratamento adequado e o uso correto de medicamentos antiTB, a transmissibilidade diminui rapidamente em duas a três semanas. Portanto, deve-se priorizar ações preventivas para os pacientes com maior risco de transmissibilidade, aqueles não diagnosticados (sintomático respiratório) ou nas primeiras duas semanas de tratamento (BRASIL, 2011).

    ==>Ocorrendo infecção pelo bacilo da TB, as pessoas com maior risco de adoecer são aquelas com a imunidade comprometida (BRASIL, 2011).

    ==>Dentre as ações de controle da coinfecção TB-HIV direcionadas ao SAE, as medidas de controle da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis representam uma prioridade, já que o desenvolvimento de TB ativa pode ocorrer mesmo em pessoas que já estão em acompanhamento clínico nos SAE (BRASIL, 2011).


    Referência:

    Recomendações para o manejo da coinfecção TB-HIV em serviços de atenção especializada a pessoas vivendo com HIV/AIDS / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

  • A transmissão da Tuberculose ocorre por aerossóis. O paciente lança no ar gotículas (produzidas pelo espirro, tosse ou fala dos doentes) contendo o bacilo no seu interior, algumas dessas partículas se ressecam, gerando uma partícula menor que 5 micra e ficam suspensas no ar, possibilitando a inalação destas pelo susceptível, desta forma a transmissão da tuberculose não é por gotículas, mas por aerossol (partículas menores que 5 micra, que são leves e levadas pelo ar a grandes distâncias).