SóProvas


ID
5157943
Banca
Prefeitura de Major Vieira - SC
Órgão
Prefeitura de Major Vieira - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Temporariamente nomeado 2019-nCoV e, em 11 de fevereiro de 2020, esse novo coronavírus recebeu o nome definitivo de:

Alternativas
Comentários
  • 11 de Fevereiro de 2020 a OMS define o nome oficial da doença Covid-19 e o nome do Vírus SARS-COV-2.

  • Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. Temporariamente nomeado 2019-nCoV e, em 11 de fevereiro de 2020, esse novo coronavírus recebeu o nome definitivo de:

    B) COVID-19. (OMS)

    C) SARS-COV-2. (Comitê Internacional de Taxonomia Viral) [Cosiderada Gabarito]

    Os coronavírus são um grupo de vírus de RNA altamente diversificados, da família Coronaviridae, divididos em quatro gêneros: alfa, beta, gama e delta, que causam doenças leves a graves em seres humanos e animais.

    Há coronavírus humanos endêmicos, como os alfacoronavírus 229E e NL63 os betacoronavírus OC43 e HKU1, que causam síndrome gripal ou pneumonia em seres humanos. No entanto, já surgiram dois coronavírus zoonóticos causadores de doença grave em seres humanos: o coronavírus causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) de 2002-2003 e o coronavírus causador da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). Em janeiro de 2020, o agente etiológico responsável por um cluster de casos de pneumonia grave em Wuhan, China, foi identificado como sendo um novo betacoronavírus, diferente do SARS-CoV e do MERS-CoV.

    Em 11 de fevereiro de 2020, o International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV) [Comitê Internacional de Taxonomia Viral] anunciou que o vírus havia sido nomeado coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2) e, "no mesmo dia", a OMS nomeou a doença como doença do novo coronavírus, COVID-19.

    Para fins de comunicação, vamos nos referir ao vírus como “vírus causador da COVID-19” ou “vírus da COVID-19”. As sequências genômicas completas do vírus da COVID-19 já foram divulgadas e diferentes protocolos de detecção molecular já foram desenvolvidos. Considerando-se a circulação atual da COVID-19 na região das Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda aos Estados Membros que assegurem a identificação rápida de casos suspeitos, coleta e envio de amostras aos laboratórios de referência, e implementação de protocolos de detecção molecular, de acordo com a capacidade laboratorial. Em 19 de março de 2020, a OMS atualizou sua orientação provisória sobre testes laboratoriais para a doença do novo coronavírus (COVID-19) em casos suspeitos em seres humanos, incluindo informações sobre coleta e envio de amostras, testes laboratoriais e notificação de casos e resultados de testes. A OMS também atualiza as definições de casos suspeitos de COVID-19, conforme necessário.

    Link: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52523

  • De "vírus de Wuhan" a "novo coronavírus 2019", e deste até "vírus da Covid-19", o nome do novo coronavírus que apareceu pela primeira vez na China vem evoluindo até a atual designação oficial: SARS-CoV-2 (do inglês Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2) ou síndrome respiratória aguda grave do coronavírus

  • Da série : Questões que não caem na minha prova
  • A doença foi identificada pela primeira vez em WUHAN, na província de Hubei, na China, em 1º de dezembro de 2019. Esta cidade chinesa possui 11 milhões de habitantes, aproximadamente o mesmo tamanho da população da maior cidade do Brasil, São Paulo. A doença foi batizada de COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019).

    Resposta: C