SóProvas


ID
5158924
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Bandeirante - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

É conhecido que o açúcar foi o principal produto impulsionador da colonização brasileira, por outro lado, outros produtos também tiveram papel considerável na economia colonial já nos primeiros séculos do domínio português. Por exemplo, é correto afirmar a produção agrícola de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    'já nos primeiros séculos do domínio português'.

    Café- Segundo reinado, início da produção entre 1830 e 1850. Inicialmente na região do vale do Paraíba, divisa entre RJ e SP.

    Soja- Século XX.

  • Gabarito: A) Tabaco. ✅

    No decorrer da história do Brasil, o cultivo do tabaco representa setor importante da economia. Utilizada pelos nativos em crenças e rituais, a planta é originária dos Andes e acompanhou a migração dos indios por toda a América Central até chegar ao Brasil. Cultivada durante o periodo colonial brasileiro, inicialmente – entre Salvador e Recife – no Recôncavo Baiano, foi utilizada como escambo (troca) por escravos no litoral africano. Responsável por introdução de inúmeros escravos utilizados como mão de obra importantes para o desenvolvimento da economia do Brasil Colonial.

    Com a independência e o final da vigia que Portugal impunha ao Brasil, durante o período colonial, deu grande impulso às lavouras de fumo. Possibilitou o comércio direto com países estrangeiros, representou um grande incentivo. E, a partir de 1850, as províncias que se destacavam eram Minas Gerais, Bahia e, decorrente da vinda dos imigrantes alemães, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

    A partir de 1917, a cidade de Santa Cruz do Sul recebe empresas fumageiras do exterior a fim de investir no ramo do tabaco. Foi o inicio do desenvolvimento da região e transformação da Cidade em polo nacional da indústria fumageira, sediando a Festa Nacional do Fumo (FENAF), na década de 1970.

    Tefon: celestedummer.com.br/web/a-cultura-do-tabaco-e-importancia-economica-2/

    Gosto de relacionar as datas a algo que já sei para decorar mais fácil.

    →1850, por exemplo, foi a Lei de Terras, que reconhecia a posse da terra somente através da venda.

    →Minas Gerais e Bahia eram os dois estados que queriam a emancipação do Paraná(1853), isso devido à concetração de poder na mão dos paulistas.

  • Utilizando-se de feitorias instaladas ao longo da costa africana desde a época das Grandes Navegações, os portugueses adquiriam escravizados a partir de alianças firmadas com povos nativos, participando das rivalidades existentes entre reinos e linhagens locais. Para estes, o comércio de humanos também se mostrava lucrativo, afinal lhes permitia o acesso a mercadorias trazidas pelos europeus que não existiam no continente, incluindo tabaco, cachaça, tecidos desconhecidos e armas. Além disso, a tecnologia bélica fornecida pelos recém-chegados conferia aqueles que a recebiam vantagens sobre os povos inimigos, que quando vencidos, eram escravizados e comercializados para os europeus em troca de mais mercadorias

  • As raízes do café no Brasil foram plantadas no século XVIII, quando as mudas da planta foram cultivadas pela primeira vez, que se tem notícia, por Francisco de Melo Palheta, em 1727, no Pará.

    No Brasil, no início do século XVI, os primeiros portugueses a desembarcarem no País já encontraram o cultivo de tabaco em quase todas as tribos indígenas. Para os índios brasileiros, a planta possuía caráter sagrado e origem mítica.

    SOJA NÃO.

    GUARANA TEMBÉM NAO.

    GABARITO É A LETRA -A SIM.

    OUXE MANIA DE PODERAR.

  • Robinson Cruzoé, antes de ficar isolado em uma ilha, passou pelo Brasil e foi dono de uma plantação de cana-de-açucar e tabaco.

  • O TABACO ERA USADO PRINCIPALMENTE PARA SER TROCADO POR ESCRAVOS NEGROS NOS PORTOS AFRICANOS

  • A ocupação portuguesa no Brasil teve como objetivo principal o fornecimento de riquezas que pudessem, de acordo com a lógica mercantilista dos séculos XVI, XVII e parte do XVIII, manter a balança comercial de Portugal favorável .
    Na medida em que não foram achados metais preciosos, era necessário que a terra fornecesse produtos de alto valor de revenda no mercado internacional. A questão não está elaborada de forma muito clara mas, não apresenta grandes dificuldades, sendo uma questão de memorização, com uma temática clássica, sempre presente nos estudos de História na escola básica. 

    Entre as opções dadas, uma nomeia um produto cultivado por portugueses no Brasil colonial, além do produto maior de exportação no século XVII : cana de açúcar. 
    A) CORRETA – O tabaco, além de ser consumido entre os próprios colonizadores , alcançava preços interessantes no mercado internacional à época de dominação portuguesa no Brasil. 
    B) INCORRETA- O café foi importante produto de exportação no final do século XIX e início do século XX, quando o Brasil já era independente.
    C) INCORRETA- A soja é, atualmente, um produto de ponta na exportação brasileira. Não se relaciona com o período colonial. A exportação da soja iniciou-se na década de 1960. 
    D) INCORRETA – O guaraná era utilizado pelos nativos e sua exportação – não sendo um produto especial na pauta de exportação do Brasil – é mais atual. Na verdade cabe ao Brasil 95% da produção de guaraná no mundo. 
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O tabaco foi cultivado, principalmente, no estado da atual Alagoas.