A - na América Latina, esse processo iniciou-se na última década, acompanhando a modernização econômica da região. FALSO -> o processo de urbanização dos países periféricos foi sim tardia em relação aos desenvolvidos, mas houve um crescimento vertiginoso especialmente desde a metade do séc XX para cá. Última década (2000-2010) não tem nada a ver.
B - na África subsaariana, a população é predominantemente urbana em virtude do grande número de refugiados que vão em direção às cidades. FALSO -> África Subsaariana e Ásia meridional são duas regiões marcadas pela predominância da população rural e agrícola.
C - a América Latina abriga países que estão entre os mais urbanizados do mundo subdesenvolvido, fato explicado, dentre outros motivos, pela repulsão da força de trabalho do campo. CORRETO -> mais do que isso, a urbanização acelerada vista nesses países periféricos gera aglomerações irregulares, a chamada macrocefalia urbana, além de apresentar os maiores crescimentos de megacidades (caso de Buenos Aires, Cidade do México, SP).
D - o grande número de imigrantes estrangeiros no Brasil tem sido o principal fator responsável pelo crescimento urbano registrado nas últimas décadas. FALSO -> a base da nossa urbanização está no êxodo rural, que foi intensificado desde a metade do séc XX pela modernização da agricultura e concentração fundiária.
Força, guerreiros! Brasil!