SóProvas


ID
516109
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Governo Geral, instalado no Brasil pelo regimento de 1548, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Resta dizer que o sistema de Governo Geral não acabou com as capitanias nem conseguiu impor a centralização política em toda a colônia. As capitanias hereditárias continuaram existindo até a segunda metade do século XVIII, quando o marquês de Pombal transformou as então existentes em Capitanias Reais.
    Na prática, o poder político continuou descentralizado em todo o período colonial, pois permaneceu concentrado nas mãos da elite latifundiária, classe dominante da qual faziam parte os próprios donatários. Em síntese, a centralização política existiu apenas formalmente.
    Mesmo assim, o sistema de Governo Geral duraria até 1808, apesar de, a partir de 1720, os governadores passarem a ser chamados de vice-reis.
  • a - Não acabou de imediato com as capitanias

    b - A centralização pelo governo geral visava otimizar a administração e não a defesa

    c- Os franceses foram cercados e expulsos pelos portugueses

    d - em 1720 todo governador-geral era chamado de vice-rei

    e - a capital era Salvador

  • a-acabou, de imediato, com o sistema de capitanias hereditárias.errado, o governo geral nao acabou com as capitanias  hereditárias.

    b-teve total sucesso ao impor a centralização política em toda a colônia, como forma de facilitar a defesa do território.errado, pois nao teve total sucesso

    c-teve curta duração, pois foi dissolvido durante a ocupação francesa do Rio de Janeiro, em 1555. errado, passou por diversos governos como salvador e rio de janeiro

    e-adotou, desde o início, o Rio de Janeiro como única capital, em virtude do grande sucesso da cultura canavieira nas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.errado, desdo inicio nao, teve salvador tbm

    gab.d

  • governo geral foi extinto em 1808, com a chegada da família real ao Brasil.

  • Lembrando que as capitanias hereditárias existiram até 1821 (ano da independência do Brasil). À medida que iam fracassando, voltavam às mãos da Coroa Portuguesa e eram redimensionadas, gerando novas estruturas de administração.

    Gab. D