SóProvas


ID
5165356
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de Santana do Livramento - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolta da Vacina foi uma rebelião popular contra a vacina:

Alternativas
Comentários
  • Período : República Velha (1889 - 1930)

    Governo : Rodrigues Alves

  • A revolta ocorreu no governo do então presidente Rodrigues Alves (1902-1906), mas vale considerar que, segundo historiadores, a obrigatoriedade da vacina contra a varíola não foi o único agente responsável por causar a revolta, pois também tivemos a destruição das moradias mais humildes do RJ, no projeto de modernização da cidade.

    Em resumo: podemos considerar que a revolta foi provocada pelos dois fatores.

  • Gabarito C -

    Entre os dias 10 e 18 de novembro de 1904, a cidade do Rio de Janeiro viveu o que a imprensa chamou de “a mais terrível das revoltas populares da República”. O cenário era desolador: bondes tombados, ... 

    Leia mais em: https://super.abril.com.br/historia/oswaldo-cruz-e-a-variola-a-revolta-da-vacina/

  • rebelião popular contra a vacina anti-Varíola, ocorrida no Rio de Janeiro, em novembro de 1904

    A vacinação era obrigatória, polícia invadia a casa das pessoas, e política higienista contra os mais pobres gerou um quebra quebra.

    Na época presidente era: Rodrigues AlVes 

    Diretor da Saúde Pública: médico OsVValdo Cruz para 

  • GABARITO LETRA-C.

    RIO DE JANEIRO.

  • Afim de conter surtos de diversas doenças no Rio de Janeiro, o médico sanitarista Oswaldo Cruz foi convocado pelo então presidente Rodrigues Alves e, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade.

    A medida sanitária mais polêmica foi tornar obrigatória a vacinação contra a varíola, o que descontentou grande parte da população. A obrigatoriedade da vacina era garantida por uma rede de compulsão social. A apresentação dos comprovantes de vacinação passaria a ser condição para matrículas em escolas, admissões em empresas e oficinas, casamentos e outras tantas atividades, de maneira que a vida social daquele que se recusasse a ser vacinado tornar-se-ia impossível.

    Além disso, em março de 1904, com a demolição de dezenas de casarões e sobrados, tiveram início as obras da avenida Central. Os objetivos de enquadrar a cidade nos preceitos recomendados pela higiene custaram a remoção de centenas de famílias pobres, transfigurando por completo a paisagem do centro. Essa política ficou popularmente conhecida como "bota abaixo".

    A insatisfação popular tomou forma de protesto tão logo a nova lei foi anunciada. Os confrontos em pouco tempo se generalizaram, opondo os populares e as forças policiais.

    Em 16 de novembro de 1904 a revolta foi sufocada pela polícia. O saldo da agitação que sacudiu as ruas do Rio de Janeiro foi trágico. Cerca de 110 feridos e 30 pessoas mortas. A ação policial resultou na prisão de 945 pessoas, das quais 461 foram deportadas para o Acre.

    Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolta-da-vacina-oswaldo-cruz-e-pereira-passos-tentam-sanear-rio.htm

  • Revolta da Vacina foi uma revolta de caráter popular que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1904. Sua motivação foi a insatisfação da população com a campanha de vacinação obrigatória contra a varíola implantada na cidade por meio de Oswaldo Cruz. Houve grande destruição material na cidade e saldo de 31 mortos.

    https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/revolta-vacina.htm