Afirmativa II - "[...] No território brasileiro esse minério é encontrado em áreas restritas e limitadas, além disso, o carvão extraído não possui boa qualidade, pois apresenta baixo poder calórico e quantidade de cinza elevada. Por essa razão não possui viabilidade quanto à sua utilização como fonte de energia e matéria-prima nas siderúrgicas."
"No Estado de Santa Catarina é realizada a maior produção de carvão, com destaque para o vale do rio Tubarão, [...]"
fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/carvao-mineral-no-brasil.htm
Olá, guerreiros(as).
Vamos, lá!
I-Certo. Não há o que questionar aqui, né? Obviamente, houve mais investimentos no Centro-Sul, que tem como polo a usina de Itaipu, que é a segunda maior em produção enérgica no mundo.
II-Segundo o livro da Lygia Terra, 90% da reservas se encontram no RS, ou seja, não tem como outros estados produzirem mais.
III- Sim, o Brasil prevê o crescimento do parque nuclear. O erro está em dizer que é causadora da chuva ácida ou de outros impactos ambientais. Os impactos ou riscos são
-Manuseio de minérios radioativos
-Riscos de acidentes
-Lixo nuclear, que demora literalmente milhares de anos para ser eliminado.
IV-Correto. O potencial se encontra na Bacia Amazônica, contudo exige grandes investimentos e "manuseio" ambiental, ou seja, precisa de grandes projetos que tenham como objetivos diminuir os impactos ambientais da construção de usinas na região. Além disso, afeta muito mais o ecossistema da região devido a pouca urbanização e pode afetar reservas indígenas na região.
OBS: A construção da usina Balbina gerou inúmeras críticas devido aos impactos ambientais gerados para a ridícula produção de 250 MW. Além disso, há a emissão de metano das florestas que foram inundadas, ou seja, efeito estufa e por aí vai.
Informações tiradas dos livros do Edital.
II - O carvão mineral nacional tem sua extração concentrada nos estados do Paraná e Santa Catarina e esse produto é, quase na sua totalidade, consumido nas indústrias siderúrgicas brasileiras. ERRADA
Não é usado nas siderurgia , porque possui alto teor de enxofre e sua queima libera menos energia que o necessário para atividade , o que leva as empresas importarem HULHA (carvão betuminoso).
Fonte: Eustáquio de Sene pág; 515
RUMO À ESPCEx 2022!!