Ao meu ver a questão possui duas respostas, B e D, pois os anos de Chumbo se iniciam no governo de Costa e Silva
"Durante o processo de transição em que Costa e Silva era apontado como sucessor de Castello Branco, o discurso proferido por Costa e Silva afirmava a necessidade de restabelecer a democracia no Brasil, por isso o marechal foi visto por muitos grupos da sociedade como uma esperança de liberalização/democratização do regime. No entanto, contrariamente ao discurso proferido, o governo de Costa e Silva consolidou a transição para o período de maior repressão da ditadura. Os mecanismos repressivos foram ampliados, e movimentos, como o estudantil e o operário, foram duramente perseguidos e desmobilizados. Esse processo de endurecimento foi concretizado com o decreto do Ato Institucional nº 5 em 1968."
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/governo-costa-silva.htm
Como nosso colega disse acima essa é uma ótima questão para revisão.
Para quem ficou em dúvida na alternativa D, vamos lá:
O governo Médici (1969-1974) combateu e anulou todos os grupos guerrilheiros de esquerda e organizações que pregavam e praticavam a luta armada (que já rolava desde o governo de Costa e Silva). Emitiu um Decreto-lei em 1969, que proibiu estudantes, professores e funcionários de Universidades de participarem de manifestações públicas. Em 1970, Médici escolheu 21 governadores estaduais (pois o Presidente tinha essa prerrogativa definida pela AI-5).
A repressão política atingiu seu auge durante o governo Médici paralelo a um forte apoio da sociedade civil (devido ao sucesso do "milagre econômico" que atingiu seu apogeu durante seu governo).
A questão pede a alternativa que melhor se encaixa no governo Costa e Silva (muito bem explicado pelo colega Lucas Renan).
GAB: letra B
O regime militar no Brasil durou de 1964 ao final de 1984. Foi instaurado com o golpe militar de 31 de março de 1964 e findou com a eleição e posse de presidente civil. Foi eleito Tancredo Neves que, no entanto, não assumiu a faixa presidencial pois adoeceu gravemente pouco antes da posse em março de 1985, vindo a falecer em 21 de abril de 1985. Deveria haver novas eleições mas, o país não tinha fôlego tampouco clima político para tal. O congresso aprovou a posse do vice-presidente José Sarney.
O regime foi responsável por um período de autoritarismo e suspensão de direitos de cidadania, aliados à perseguição, prisão e tortura de opositores. Fatos esses comprovados por testemunhas e farta documentação.
O apoio ao regime por parte da sociedade civil adveio do sucesso econômico do chamado Milagre Brasileiro que, entretanto, não teve condições de manutenção por conta das reviravoltas no cenário econômico internacional com os choques do petróleo na década de 1970. A economia brasileira crescia às custas de empréstimos externos .
Com a crise internacional o Milagre mostra sua fragilidade: concentração de renda, desemprego de mão de obra pouco qualificada, dívida externa crescente e inflação. Tal situação e o desgaste político levaram ao desmonte do regime militar.
A bibliografia sobre o período, tanto acadêmica quanto jornalística é bastante vasta.
Os livros para a escola básica também tratam do tema, tais como os de Luis Koshiba e o de Ronaldo Vainfas. Entre as obras de caráter jornalístico cabe citar a obra de Elio Gaspari, em vários volumes , apoiada em vasta documentação, literatura especializada e entrevistas.
A questão demanda que se tenha um conhecimento mais detalhado da época porquanto pede que seja assinalada a opção que descreve o governo de Costa e Silva, segundo dos generais a ocupar a presidência da república, de 1967 a 1969, quando teve problemas de saúde e retirou-se do cargo.
A) INCORRETA - Os fatos descritos correspondem aos primeiros tempos do regime militar, durante o governo de Castelo Branco.
B) CORRETA- Foi no governo de Costa e Silva que se chegou à radicalização institucionalizada do regime, com a outorga do Ato Adicional número 5, em dezembro de 1968. Essa foi a reação às ações de opositores : estudantes e organizações de esquerda que organizaram desde manifestações de rua até a guerrilha rural e urbana.
C) INCORRETA- A anistia ampla, geral e irrestrita assinada em 1979 foi importante passo para o início do processo de redemocratização do país, durante o governo de João Batista Figueiredo.
D) INCORRETA – A descrição feita na alternativa corresponde ao governo Médici, de 1969 a 1974. Subiu ao poder quando da doença de Costa e Silva. Respaldado pelo AI5 pode ser profundamente repressor. A dicotomia do seu período de governo era a sua popularidade e simpatia em público.
Gabarito do Professor: Letra B.