-
Globalização é o termo que geralmente empregamos para descrever um fenômeno social contemporâneo, marcado por transformações estruturais que abrangem todas as áreas da sociedade - sócio-culturais, econômicas e políticas. Este fenômeno social, na verdade, trata-se de um processo em contínua mutação, que visa a integração do mundo como um todo em uma grande comunidade global, com características globais, independente de suas fronteiras nacionais, sociais, culturais, políticas ou religiosas.
-
Antagônica = oposto -> A única que se opõe a globalização é a assertiva B.
GAB. B
-
A globalização contemporânea apresenta-se como processo multidimensional, possuindo forças tanto antagônicas e opostas como forças convergentes e complementares. Sobre forças antagônicas é CORRETO afirmar:
GABARITO B!!!
-
Os movimentos antiglobalização emergem no cenário político em meados dos anos 90 como formas de resistências ao neoliberalismo e à globalização. Reconhecendo como inspiração original o Exército Zapatista de Libertação Nacional, a Ação Global dos Povos (AGP) é fundada em 1998, propondo ser uma coordenação mundial de resistências contra o mercado mundial, e posteriormente contra o capitalismo. Suas principais manifestações foram os Dias de Ação Global, ações diretas coordenadas ocorrendo em diversos locais do planeta com o objetivo de impedir o encontro dos gestores do capitalismo internacional, opondo-se ao capitalismo e a estas instituições. Entre as mais conhecidas estão Seattle (1999) e Gênova (2001).
https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/4058
O termo ganhou notoriedade no mesmo ano de sua criação, quando ocorreram manifestações em Seattle, Washington (EUA). Estes atos eram contrários ao encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), reunião de forças da ordem financeira mundial. O protesto reuniu cerca de 70 mil pessoas. Formado por universitários, membros de sindicatos, ecologistas, ONGs, entre outros adeptos da causa antiglobalização, o grupo manteve-se por alguns dias em ação nas ruas da cidade norte-americana. O objetivo era o adiamento da Rodada do Milênio, uma discussão a respeito das regras comerciais internacionais para o Século XXI.
https://www.infoescola.com/sociedade/antiglobalizacao/
-
(a) As forças da globalização atuam na expansão, na fixação e no fortalecimento do sistema capitalista e seus atores
- A globalização é consequência do capitalismo, surgida nos anos 80.
(b) Existem resistências locais e regionais, se contrapondo aos movimentos de globalização.
- Com a globalização, cresce, de forma demasiada, as desigualdades sociais e econômicas.(essa é a resposta correta)
(c) As forças da globalização estão nas grandes corporações transnacionais, sistemas financeiros e organismos supranacionais
- Fez com que o crescimento entre as relações comercias tivesse um aumento significativamente elevado.
(d) Existem expansão dos fluxos comerciais, acompanhada da evolução dos meios de transportes e das comunicações.
- Um dos motivos é a internet, que aumentou os fluxos informativos, as relações internacionais e a internacionalização da cultura,
-
GAB-B
Existem resistências locais e regionais, se contrapondo aos movimentos de globalização.
Antagônico é um adjetivo masculino que significa contrário, adverso, incompatível, contraditório, divergente, rival. ... Antagônico é uma expressão que se refere a tudo aquilo que apresenta antagonismo, ou seja, tudo que se apresenta de forma contrária, que faz oposição entre duas noções, dois conceitos, duas ideias.
ESTUDAR FAZ BEM PARA A SAÚDE.!!