-
As hiponatremias isotônicas em geral correspondem à pseudohiponatremia, que resulta de um artefato laboratorial relacionado ao método espectofotométrico em pacientes com hiperlipidemia ou hiperproteinemia importantes. Não causa qualquer repercussão clínica, não necessitando tratamento.1,3-5 O uso de contrastes radiológicos e manitol, conforme a sua formulação, pode causar hiponatremia dilucional do tipo hipertônico (análoga à hiperglicêmica) ou isotônico, e também não requer tratamento.
-
As hiponatremias hipertônicas são mais comumente vistas nas síndromes diabéticas, em que a glicose sérica aumentada exerce seu efeito tônico, provocando saída da água intracelular para o meio extracelular, e causando uma diluição do sódio sérico e, consequentemente, uma aparente hiponatremia.
-
HIPONATREMIA HIPOTÔNICA As hiponatremias hipotônicas correspondem, verdadeiramente, aos distúrbios do sódio. Para que seja instituída a terapia, o primeiro passo é determinar o estado volêmico do paciente. HIPONATREMIA HIPOTÔNICA HIPOVOLÊMICA 5 O mecanismo da correção é a diminuição do ADH sérico, diminuindo a retenção renal de água livre
-
Em pacientes etilistas com hiponatremia e intoxicação alcoólica, o raciocínio é o mesmo: osmolaridade total elevada (pelo etanol), mas osmolaridade efetiva baixa (hiponatremia hipotônica).
As hiponatremias isotônicas em geral correspondem à pseudohiponatremia, que resulta de um artefato laboratorial relacionado ao método espectofotométrico em pacientes com hiperlipidemia ou hiperproteinemia importantes. Não causa qualquer repercussão clínica, não necessitando tratamento.
O uso de contrastes radiológicos e manitol, conforme a sua formulação, pode causar hiponatremia dilucional do tipo hipertônico (análoga à hiperglicêmica) ou isotônico, e também não requer tratamento.