SóProvas


ID
5173114
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observe as assertivas relacionadas a doenças infecciosas e parasitárias e assinale a resposta correta. 

I. Os vetores hospedeiros são os mosquitos do gênero Aedes.
II. No Brasil, o Culex quinquefasciatus é o principal transmissor dessa doença.
III. É transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium.
IV. O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, protozoário que pode habitar Triatomíneos hematófagos (no Brasil, conhecidos como “barbeiros” ou “chupões”). 

Alternativas
Comentários
  • A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é causada pelo verme nematóide Wuchereria bancrofti, sendo também conhecida como bancroftose. Sua transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus infectado com larvas do parasito. Os vermes adultos causam lesões nos vasos linfáticos onde se desenvolvem e as lesões provocadas pela presença dos parasitos serão responsáveis pelo quadro clínico que se apresentará.
  • qualquer uma das 3 espécies de Filarioidea. Os sintomas agudos incluem febre, linfadenite, linfangite, epididimite e funiculite (inflamação do cordão espermático). Sintomas crônicos incluem abscessos, hiperqueratose, poliartrite, hidrocele, linfedema e elefantíase. Eosinofilia pulmonar tropical com broncospasmo, febre e infiltrado pulmonar é outra manifestação da infecção. O diagnóstico é feito pela detecção de microfilárias no sangue, visualização por ultrassom de vermes adultos nos vasos linfáticos ou sorologia. O tratamento é realizado com dietilcarbamazina; antibióticos são usados em complicações como celulite bacteriana.
  • Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium.[2] Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça.[1] Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte.[1] Os sintomas começam-se a manifestar entre 10 e 15 dias após a picada.[2] Quando não é tratada, a doença pode recorrer meses mais tarde.[2] Uma nova infeção geralmente causa sintomas mais ligeiros.[1] No entanto, esta imunidade parcial pode desaparecer no prazo de meses a anos se a pessoa não for continuamente exposta à doença.[1]
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre doenças infecciosas e parasitárias.

    I. As doenças em que os vetores hospedeiros são os mosquitos do gênero Aedes são dengue, chicungunya, zika vírus e febre amarela. Dentre essas, dengue é a que aparece nas alternativas.

    II. No Brasil, o Culex quinquefasciatus é o principal transmissor dessa doença chamada filariose, ou também popularmente conhecida como elefantíase. Essa acontece após a picada do mosquito contaminado.

    III. A malária, doença febril aguda causada por protozoários, é transmitida por meio da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo Plasmodium.

    IV. O agente etiológico é o Trypanosoma cruzi, protozoário que pode habitar Triatomíneos hematófagos (no Brasil, conhecidos como “barbeiros" ou “chupões") é o causador da doença de chagas. Essa doença acomete principalmente o coração. 


    Resposta do Professor: C) I - Dengue, II - Filariose, III - Malária, IV - Doença de Chagas.