Uma escola municipal desenvolveu, no âmbito de seu planejamento curricular, um projeto de preservação do meio ambiente junto à comunidade, em parceria com uma universidade. O projeto teve como tema principal a coleta seletiva e tratamento de lixo. Esse projeto teve efeitos positivos, tanto no aspecto geral da escola quanto no bairro. Para a concretização dessa ação educativa, o planejamento da escola em parceria com a universidade, no qual se inseriu o projeto, teve em sua construção as bases teóricas compreendidas:
I - Nos pressupostos que estruturam a universidade.
II - No estudo do contexto cultural, político e econômico da comunidade escolar e do seu entorno.
III - Na Pedagogia de Projetos visando à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões. O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para se entender o processo de ensino/ aprendizagem. Aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
IV - No estudo da Cultura, visando à manutenção do pensamento hegemônico e, por decorrência, da estrutura social.
V - No planejamento de trabalho, que deve ser flexível, de modo que o tempo e as condições para desenvolvê-lo sejam sempre reavaliados em função dos objetivos inicialmente propostos, dos recursos à disposição do grupo e das circunstâncias que envolvem o projeto.
É CORRETO apenas o que se afirma em: