SóProvas


ID
517468
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas sobre o nacional desenvolvimentismo do governo de Juscelino Kubitscheck e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Estado reafirmou o seu papel de promotor das melhorias de infraestrutura tendo como parceiros o capital privado nacional e o estrangeiro.

II. Teve no Plano de Metas o seu principal projeto de desenvolvimento com a pretensão de realizar mudanças estruturais na economia e estimular o crescimento industrial.

III. Criou a SUDENE no intuito de resolver problemas de ordem econômica e social da região Nordeste.

IV. Apesar do caráter modernizador na economia, politicamente o governo de Juscelino refletia a continuidade dos mecanismos eleitoreiros e da instabilidade política.

Alternativas
Comentários
  • Para quem já esgotou as questões gátis: Gab a.

  • Leu-se instabilidade política ? corra .

    Nunca existiu e nunca existirá.

    A

  • Apesar de serem antigas,essas questões são ótimas para revisar conteúdos para PMPR e PMSP ,

  • GABARITO: A

    I - (V) Logo após tomar posse Juscelino Kubitschek colocou em prática seu plano econômico, que tinha como slogan “50 anos em 5” e, para viabilizá-lo, buscou atrair investimentos privados tanto nacionais quanto estrangeiros.

    II - (V) Buscando realizar 50 anos de progresso em 5 de governo, JK elaborou o chamado Plano de Metas, plano de desenvolvimento que previa maciços investimentos em cinco setores estratégicos: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.

    III - (V) Criada em 1959, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE foi um órgão idealizado por JK como parte do seu programa desenvolvimentista e teve como principal objetivo diminuir as desigualdades entre as regiões brasileiras.

    IV - (F) Uma vez que uma das características do governo de Juscelino foi aliar tranquilidade política com prosperidade econômica. Essa tranquilidade JK conseguiu devido à aliança estabelecida entre dois grandes partidos da época - PSD e PTB -, que garantiu uma base de apoio no legislativo, e à boa relação que o presidente passou a ter com as Forças Armadas.