SóProvas


ID
5176876
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São José do Cedro - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

As reações bioquímicas da coagulação do sangue devem ser estritamente reguladas, de modo a evitar ativação excessiva do sistema, formação inadequada de fibrina e oclusão vascular. Em relação aos mecanismos reguladores da coagulação sanguínea, analise:


I. A atividade inibitória da antitrombina sobre a coagulação é desacelerada pela heparina, um polissacarídeo linear;

II. Em condições fisiológicas (ausência de lesão vascular) há predomínio dos mecanismos anticoagulantes sobre os procoagulantes, mantendo-se, desta forma, a fluidez do sangue e preservando-se a patência vascular;

III. Uma importante via de anticoagulação do sangue é o sistema da proteína C ativada (PCa). A proteína C, quando ligada ao seu receptor no endotélio (EPCR, “endotelial PC receptor”), é ativada após a ligação da trombina ao receptor endotelial trombomodulina (TM);

IV. O inibidor da via do fator tecidual (TFPI), é uma proteína produzida pelas células endoteliais, que apresenta três domínios do tipo “Kunitz”.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Henry, pág 840 - "Além das serpinas, há outro grupo de proteases serinas inibidoras - o tipo KUNITZ. O inibidor do fator tecidual (TFP1), UMA PROTEASE INIBIDORA..."

    Para esclarecer, para quem não souber.

  • Apenas os itens II, III e IV estão corretos.

  • A molécula de heparan sulfato, uma proteoglicana presente na membrana das células endoteliais, acelera as reações catalisadas pela AT. A atividade inibitória da AT sobre a coagulação é também potentemente acelerada pela heparina, um polissacarídeo linear estruturalmente similar ao heparan sulfato.

    https://www.fleury.com.br/medico/manuais-diagnosticos/hematologia-manual/coagulacao-fibrinolise