SóProvas


ID
5190268
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Foi só com a proximidade do fim da escravidão e da própria monarquia que a questão racial passou para a agenda do dia. Até então, enquanto “propriedade”, o escravo era por definição “o não-cidadão”. No Brasil, é, portanto, com entrada das teorias raciais que as desigualdades sociais se transformam em matéria da natureza.
(SCHWARCZ, Lilian Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In.: SCHWARCZ, Lilian. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p.186)

A discussão sobre a “questão racial” no Brasil, após abolição da escravidão, revestiu-se

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito da questão esteja errado, porquanto após a escravidão houve um processo de negação da miscigenação, sendo considerada como algo negativo, como exemplo o cientista Nina Rodrigues pregava que no Brasil deveria ter dois códigos penais, um para o branco e outro para o nego, de acordo com ele o negro seria mais suscetível ao crime. Para promover o processo de branqueamento houve uma forte política governamental para a vinda de imigrantes europeus.

    Dessa forma, acredito que o gabarito seja a alternativa D.