O Brasil é um estado laico, isto significa que não possui uma religião oficial. Na Constituição Federal de 1988, no artigo V, é prevista a liberdade de expressão e de culto religioso e, ambos fazem parte do direito fundamental do cidadão brasileiro. Dessa forma, existem na país diferentes religiões com os seus respectivos cultos: monoteístas, politeístas, que creem na reencarnação, na predestinação, cada uma com as suas características e dogmas.
A questão é de memorização e de conhecimentos gerais sobre filosofia comportamental, seus modos de proceder e religiosidade. Não apresenta dificuldades mas exige algum conhecimento sobre religiões. A bibliografia acerca do tema não é de difícil acesso e há uma boa quantidade de material de qualidade disponível em meios digitais.
A) INCORRETA - Não existem oferendas de vegetais, minerais e objetos no catolicismo. Não existe o sacrifício de animais, uma vez que o sacrifício já teria sido feito por Jesus Cristo.
B) CORRETA - O Candomblé é uma religião de matriz africana trazida para o Brasil pelos africanos escravizados. Os candomblecistas são monoteístas, pois acreditam em um Ser Supremo e cultuam as forças da natureza que são divinizadas. Os nomes atribuídos ao Ser Supremo e as forças da natureza variam de acordo com a nação que pratica a religião.
C) INCORRETA - Os evangélicos acreditam em vida após a morte mas seus rituais não possuem oferendas e sacrifícios de animais. Jesus Cristo já teria sido sacrificado por nós.
D) INCORRETA - O Budismo é um sistema filosófico que não professa a existência de nenhum Deus. O sofrimento seria a condição fundamental de toda a existência e para alcançar o estado de bem aventurança é preciso libertar-se dele através do autoconhecimento.
E) INCORRETA - O hinduísmo é um religião indiana politeísta que possui práticas religiosas, espirituais e filosóficas. A reencarnação, a predestinação e a confiança no sistema de castas fazem parte das crenças hindus. Os textos sagrados chamam-se vedas.
Gabarito do Professor: Letra B.