SóProvas


ID
5192422
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação do equilíbrio acido-básico do sangue é importante na prática diária nas enfermarias, e principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva, pois fornece dados sobre a função respiratória e sobre as condições de perfusão tecidual. É considerado um efeito deletério causado pela alcalose metabólica aguda:

Alternativas
Comentários
  • Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia. Deve haver alteração renal da excreção de HCO para manter a alcalose. Os sinais e sintomas em casos graves incluem cefaleia, letargia e tetania. O diagnóstico é clínico e complementado pela gasometria arterial e dosagem de eletrólitos séricos. A condição subjacente é tratada; acetazolamida por via oral ou IV ou ácido hidroclórico é, às vezes, indicado.

    Alcalemia mais grave aumenta a ligação a proteínas de cálcio (Ca) ionizado, causando HIPOCALCEMIA e, subsequentemente, cefaleia, letargia e excitabilidade neuromuscular, às vezes com delirium, tetania e convulsões. A alcalemia também reduz o limiar para sintomas de angina e arritmias. HIPOPOTASSEMIA concomitante pode causar fraqueza.

    FONTE: MSD MANUAL